
Cinco homens foram acusados pelo MP de tentativa de feminicídio por agressões que ocorreram em bar da cidade de Pedralva. Eles aguardam a decisão da Justiça em liberdade. Vítima teria ficado com sequelas físicas e psicológicas. Ela e sua família cobram punição para os agressores
Em 21 de abril de 2022, Ana Cláudia Braga, de 33 anos, foi brutalmente agredida em um bar de Pedralva, no Sul de Minas, por cinco homens e um menor. Segundo relatos de testemunhas, entre chutes e pontapés, ela continuou a ser agredida mesmo quando já estava desacordada.
Para os familiares da vítima, ela só não morreu por que pessoas que estavam próximas conseguiram intervir, com grande dificuldade, e socorreram Ana Cláudia, levando-a para o hospital. À Justiça, o Ministério Público denunciou o episódio como tentativa de feminicídio. A denúncia foi acatada pela 1ª instância da Comarca de Pedralva.
Mas, quase um ano depois, a vítima e sua família ainda esperam por uma punição. Com medo, Ana Cláudia e seus dois filhos, de 9 e 14 anos, deixaram a cidade de Pedralva. Junto das lembranças do trauma, ficaram para trás a família, os amigos e um comércio de sua propriedade.
Segundo a família, hoje, com 20 quilos a menos e em meio a um quadro que envolve sequelas físicas e emocionais, ela tenta se recuperar, trabalhando na padaria de um supermercado. Ainda abalada com o episódio, ela não quis gravar a entrevista, mas uma de suas irmãs, Carmem Braga, enviou um vídeo ao R24 (veja acima), relembrando a brutalidade das agressões, lamentando o fato de os algozes da irmã ainda estarem soltos e de como uma punição exemplar seria simbólica no combate à violência contra as mulheres.
“Nós estamos confiando nas nossas autoridades e pedindo que a justiça seja feita (…) Nada justifica uma série de homens agredindo uma mulher indefesa, que já inconsciente no chão, continuava recebendo as agressões (…) Se uma crueldade dessas, se uma covardia dessa, se esses agressores, que até hoje estão soltos, impunes, (…) se eles não forem punidos, o que será de nós mulheres? O que será da nova geração de mulheres?”, desabafa.
O caso
Em 21 de abril do ano passado, Ana Cláudia Braga foi agredida por um grupo de homens em um bar da cidade de Pedralva, no Sul de Minas. A sessão de socos e pontapés teve início depois de uma discussão que envolveu Ana Cláudia, um rapaz com quem ela havia tido um relacionamento, o irmão e o pai dele, além de outros três homens que teriam impedido que outras pessoas ajudassem a mulher.
Ana Cláudia foi socorrida com hematomas, escoriações na face e lesão na cabeça. Durante as agressões, ela levou socos, caiu ao chão, foi segura pelo pescoço por um dos homens enquanto outro a agredia na face, entre outras investidas violentas como uma garrafa que foi jogada contra ela, segundo relatos feitos por testemunhas.
De acordo com a defesa de Ana Cláudia, os algozes da mulher aguardam em liberdade a sentença que definirá se eles deverão ir a Júri Popular. Ainda segundo a defesa, as medidas cautelares que haviam sido impostas aos denunciados, como a proibição de sair à noite, já deixaram de vigorar. Restaram apenas as medidas protetivas, que impedem que eles se aproximem de Ana Cláudia e de pessoas que testemunharam as agressões.
Outro lado
No único contato que o R24 conseguiu com um dos acusados quando o caso veio à tona, ele alegou que haveria “fortes indícios que o colocado em rede social pela mulher não corresponde a verdade. Que as fotos teriam sido simuladas para aparentar situação não ocorrida”, garantiu em mensagem de texto enviada ao R24.
Se uma nova manifestação dos acusados for enviada ao R24, o texto desta reportagem será atualizado.
Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o grupo do R24
Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter
Veja também
-
PM descobre plantações de maconha em Pouso Alegre e Bueno Brandão
-
Operação “Carga Bombada” prende quatro suspeitos de traficar anabolizantes
-
PRF apreende mais de 600 pedras preciosas na BR-381, em Bela Vista
-
PM apreende mais de 2 mil porções de diversas drogas em bairro de Itajubá
-
Preso suspeito de esfaquear homem encontrado ferido na Perimetral
-
Teria se envolvido em briga: homem é encontrado esfaqueado na Avenida Perimetral