® 2021 Rede Moinho 24 • Notícias de Pouso Alegre e região •

Últimas

Pouso Alegre registra mais quatro mortes por Covid-19 e chega a 51 óbitos acumulados

Publicado

no dia

Como tem ocorrido desde a última semana, a prefeitura não divulgou detalhes sobre as vítimas. Cidade tem agora 2.294 casos acumulados, com 1.949 recuperados e 294 em acompanhamento. Internações pela doença e novas contaminações tiveram desaceleração

Pouso Alegre registrou quatro mortes atribuídas à Covid-19 no fim de semana e tem, agora, 51 óbitos acumulados na pandemia. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado no final da noite de ontem, 14. Como ocorre desde a última semana, o município deixou de divulgar as informações clínicas e a idade das vítimas.

Já o número de novos casos desaceleraram. Ao longo do fim de semana, foram confirmadas 42 novas infecções, o menor número das últimas semanas. As novas confirmações, porém, elevaram o número acumulado de casos de Covid-19 para 2.294, com 1.949 pessoas recuperadas, 294 em acompanhamento e 51 óbitos.

As internações pela doença também desaceleraram. Na sexta-feira, 11, haviam 64 pessoas internadas na ala de Covi-19 do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). Agora, são 54, sendo 21 na UTI e 33 em leitos clínicos.

Comentários

Educação

Sindicato afirma que oito professores foram afastados por suspeitas de Covid-19

Publicado

no dia

Esta semana, a rede municipal iniciou as aulas presenciais em regime de revezamento | Imagem: reprodução R24

Aulas presenciais foram retomadas de forma escalonada em Pouso Alegre (MG) esta semana. Sindicato diz que não é possível estabelecer relação dos casos suspeitos com a volta às aulas, mas defende recuo das aulas presenciais escalonadas e retorno do ensino 100% remoto

O Sipromag, sindicato que representa os profissionais da educação em Pouso Alegre (MG), afirma que ao menos oito servidores da rede municipal de ensino foram afastados esta semana por suspeitas de Covid-19. Ainda de acordo com o sindicato um dos casos já teria tido o diagnosticado positivo para a doença.

As suspeitas ocorrem na semana em que a cidade retomou, de forma escalonada, as aulas presenciais. Apesar disso, a presidente do Sipromag, a ex-vereadora Dulcineia Costa, afirmou que não é possível estabelecer uma relação entre a volta às aulas e os casos suspeitos.

“Nós não podemos afirmar que tem relação com a volta às aulas, mas esses profissionais estiveram trabalhando durante esta semana no presencial e em contato com colegas, com alunos e aí é que está a nossa preocupação, como eles estão afastados por suspeita e temos uma servidora internada, dar continuidade a esse processo de transmissão, sendo que nós não temos conhecimento se está havendo ou não esse monitoramento, porque não está sendo divulgado quando o servidor afasta por suspeita da Covid”, declarou a uma emissora de TV Dulcineia Costa.

Ao R24, a presidente do Sipromag afirmou que o número de profissionais afastados com suspeitas da infecção passou de sete, na manhã de hoje, para oito no final da tarde e que um deles teve confirmação positiva para a doença. Ela afirma também ter conhecimento, por meio de familiares da criança, de ao menos um aluno do 9° que teria contraído a infecção.

O controle da infecção nas escolas preocupa o sindicato: “Uma [professora] já testou positivo e ela trabalha em duas escolas e teve contato com os alunos na segunda-feira”, afirma Dulcineia. A sindicalista diz ainda que optou por não revelar as escolas onde trabalham os profissionais para não haver “represálias nem para os diretores, nem para os professores, porque, infelizmente é isso que acontece”, concluiu.

O R24 entrou em contato com a prefeitura, mas não obteve retorno até a última atualização deste texto.

Continuar lendo

Sul de Minas

Mulher de 45 anos morre após carro bater de frente com carreta na BR-459

Publicado

no dia

Mulher de 45 anos morreu no local. Outras duas pessoas ficaram feridas | Foto: Corpo de Bombeiros

Mulher de 45 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O condutor do veículo em que ela estava e o que seguia na carreta ficaram feridos

Uma mulher de 45 anos morreu em um acidente envolvendo um automóvel e uma carreta no início da noite desta quinta-feira, 25, no quilômetro 44 da BR-459, na altura de Santa Rita do Sapucaí.

O carro em que ela seguia como passageira, um Astra com placa de Santa Rita de Caldas, colidiu de frente com uma carreta Iveco, com placa de Ipatinga.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o automóvel seguia no sentido Ipuiúna a Santa Rita de Caldas, quando o condutor perdeu o controle da direção e invadiu a pista contrária.

A mulher não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O condutor do veículo, um homem de 46 anos, ficou gravemente ferido e foi levado para a Santa Casa de Poços de Caldas. Já o motorista da carreta teve ferimentos leves. Ele foi encaminhado para atendimento no hospital de Santa Rita de Caldas.

De acordo com a PRF, motorista do Astra perdeu o controle do veículo e invadiu a pista contrária | Foto: PRF

 

Continuar lendo

Saúde

Pouso Alegre recebe nova remessa de vacinas contra a Covid-19 na segunda

Publicado

no dia

Novo lote de vacinas contra Covid-19 desembarca no aeroporto de Alfenas na manhã desta sexta | Imagem: Regional de Saúde de Alfenas

Novo lote com imunizantes contra a Covid-19 para as regionais de saúde do Sul de Minas desembarcou hoje em Alfenas. Quantidade por município ainda não foi informada. Esta semana, Pouso Alegre já havia recebido remessa com 1.210 doses para segunda aplicação da vacina 

Pouso Alegre recebe na próxima segunda-feira, 1º, mais uma remessa de vacinas. A quantidade ainda não foi informada, mas as doses fazem parte de um novo lote que desembarcou na manhã desta sexta, 26, no aeroporto de Alfenas, por volta das 10h45.

O lote será distribuído entre as regionais de saúde de Pouso Alegre, Alfenas, Passos e Varginha. A chegada dos imunizantes foi acompanhada por representantes das regionais. No lote, há os dois imunizantes aplicados atualmente no país: a CoronaVac e a Astrazeneca.

A remessa é parte das 357,4 mil doses recebidas pelo governo de Minas na quarta-feira, com 220 mil doses da vacina de Oxford (AstraZeneca/ Fiocruz), que devem ser todas aplicadas em primeiras doses, e 137,4 mil da CoronaVac (Butantan), quantidade que será dividida para aplicação de duas doses.

A nova remessa começa a chegar aos município a partir de segunda-feira. De acordo com o governo de Minas, elas serão aplicadas em idosos com mais de 80 anos e profissionais da saúde.

Pouso Alegre recebeu lote para segunda dose

Pouso Alegre recebeu esta semana 1.210 doses de vacina contra a Covid-19. O lote de CoronaVac deve ser utilizado na aplicação da segunda dose do imunizante. Até o momento, o município recebeu 10.792 doses dos imunizantes. Desse montante, foram aplicadas 5.274 primeiras doses e 2.319 segundas doses.

Até o momento, a imunização no município é voltada para idosos acima de 86 anos e profissionais da saúde com mais de 35. Confira a última atualização do Vacinômetro:

Continuar lendo

Mais lidas