® 2021 Rede Moinho 24 • Notícias de Pouso Alegre e região •

Últimas

Engavetamento na Fernão Dias enlvove sete veículos e deixa dois feridos

Publicado

no dia

Um engavetamento ocorrido no final da noite de ontem, 17, na altura de São Sebastião da Bela Vista, na Fernão Dias, envolveu seis caminhões e um automóvel e deixou duas pessoas com ferimentos leves.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi desencadeado pelo atropelamento de um animal. O bicho foi atingido por um automóvel que, na sequência, colidiu com a lateral de um caminhão. A batida resultou no fechamento da pista.

Foi, então, que ocorreu o engavetamento, que envolveu mais cinco caminhões em uma série de colisões traseiras.

A sequência de acidentes ocorreu na altura do quilômetro 847, na pista sentido sul e chegou a gerar um congestionamento de 15 quilômetros.

A pista foi totalmente liberada na manhã desta quinta-feira, mas ainda apresentava lentidão de acordo com a PRF.

Comentários

Saúde

Pouso Alegre chega a 106 mortes e leitos clínicos e de UTI vão a 96% de lotação

Publicado

no dia

Equipes de saúde responsáveis pela vacinação contra a Covid-19 chegam à casa de idoso na zona rural de Pouso Alegre | Imagem: reprodução

Cidade voltou a ter segunda pior semana da pandemia em número de novos casos, com mais 420 infecções confirmadas. Restam apenas dois leitos clínicos e um leito de UTI para tratar infectados pela Covid-19 na cidade. Em 96%, taxa de ocupação hospitalar é maior já registrada na pandemia

 

O quadro da pior fase da pandemia em Pouso Alegre segue se deteriorando. A cidade registrou mais uma morte atribuída à Covid-19 e tem, agora, 106 óbitos acumulados. Além disso, os leitos clínicos e de UTI reservados para o tratamento da doença atingiram a sua maior taxa de ocupação, ambos com 96% de suas unidades utilizadas.

 

A segunda onda da pandemia na cidade já dura 14 semanas, superando de longe a primeira, entre julho e setembro, que durou 10. Ao todo, Pouso Alegre já acumula um total de 7.462 casos de Covid-19. Desse montante, o município considera que 6.838 pessoas já se recuperaram da infecção e outras 518 seguem em acompanhamento.

Com base nos números divulgados entre os dias 1 e 5 de março pela Prefeitura, a 50ª semana da pandemia na cidade registrou um total de 420 novas infecções. O número é o segundo pior de toda a crise de saúde, ficando atrás apenas dos 470 casos confirmados entre os dias 11 e 15 de janeiro.

Ocupação hospitalar

 

A taxa de ocupação hospitalar atingiu seu maior índice tanto em relação aos leitos clínicos quanto em relação às unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Dos 60 leitos clínicos disponíveis para a Covid-19, 58 estão ocupados; dos 32 reservados na UTI, 31 abrigam pacientes.

Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado na noite deste sábado pela Prefeitura. Os números são relativos a esta sexta-feira, 05. Confira:

Continuar lendo

Esporte

Pré-jogo: Pousão enfrenta o invicto América em busca de 1ª vitória e 1º gol

Publicado

no dia

O Pousão volta a campo em instantes, às 19h, pela 3ª rodada do Campeonado Mineiro. Depois de dois empates seguidos e sem gols, a equipe pouso-alegrense enfrenta o invicto América em busca de uma reação na divisão de elite do estadual.

A partida será disputada no estádio Melão, em Varginha. Apesar de o mando de campo ser do Dragão, a confronto não pode ser disputado no Manduzão, que ainda não tem iluminação noturna adequada para abrigar jogos.

Assim como fez contra o Boa Esporte, o Pouso Alegre terá novas alterações em sua equipe titular. As mudanças do treinador Emerson Ávila buscam dar maior poder ofensivo à equipe, que tem sofrido para chegar ao campo adversário com alguma contundência.

Entram Paulo Henrique e Erick no lugar de João Luz e Matheus. “Sabemos que vai ser um jogo muito difícil, mas vamos buscar a vitória, sempre”, aponta o treinador.

O Pousão incia a 3ª rodada na sétima colocação entre os 12 clubes que disputam o Mineiro.

Retrospecto

Pouso Alegre e América já se enfrentaram nove vezes. A vantagem é do time de Belo Horizonte.

9 jogos
2 vitórias do Pouso Alegre
2 empates
5 vitórias do América
7 Gols do Pouso Alegre
20 Gols do América

Os times se cruzaram pela última vez em 7 de outubro de 1992. E lá se vão mais de 28 anos. Naquele longínquo confronto, o Coelho levou a melhor: bateu o Dragão por 3 a 0. A disputa também era válida pela 1ª divisão do Campeonato Mineiro.

Confira a escalação das duas equipes para o jogo de hoje:

Pouso Alegre

Treinador: Emerson Ávila

1 – Cairo

2 – Nando

3 – Robson

4 – Guilherme Paraíba

5 – Leandro Salino

6 – Foguinho

7 – Matheus Sousa

8 – Arilson

9 – Paulo Henrique

10 – Andrey

11 – Erick

 

América Mineiro

Treinador: Lisca

1 – Matheus Cavichioli

2 – Thalys

3 – Messias

4 – Anderson

5 – Flávio

6 – Carlos Junio

7 – Léo Passos

8 – Gustavinho

9 – Rodolfo

10 – Ademir

11 – Alê

 

Continuar lendo

Educação

Exclusivo: Prefeitura questiona TJMG se suspensão das aulas vale para rede particular

Publicado

no dia

Argumento da Prefeitura é utilizado por escola particular para manter as aulas presenciais mesmo após decisão judicial. Neste sábado, uma carreata organizada por educadores e professores protestaram contra a suspensão das aulas

A Prefeitura de Pouso Alegre entrou com embargos de declaração no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) questionando se a suspensão das aulas presenciais também vale para a rede privada de ensino.

O embargo de declaração, que é um artifício jurídico utilizado por uma das partes a fim de esclarecer pontos de decisões judiciais, é assinado pelo procurador Geral do Município, Demétrius Amaral Beltrão.

Na sexta-feira, 05, o TJMG atendeu pedido de liminar do Sipromag, sindicato que representa os profissionais da rede municipal de educação de Pouso Alegre, e suspendeu as aulas presenciais no município. A decisão do desembargador Alberto Vilas Boas, relator do caso, suspendeu os efeitos do Decreto 5.233 de 2021, que autorizou a retomada das aulas presenciais nas redes pública e privada.

Mas, para a prefeitura, a decisão vai além do que foi solicitado pelo sindicato, gerando dúvidas quanto ao seu alcance: “(…) da forma como redigido, gera dúvida quanto à sua abrangência, uma vez que não explicita se a tutela recursal concedida está circunscrita aos limites do pedido, isto é, à rede pública municipal de ensino, tendo em vista a representatividade do sindicato postulante, ou se tem efeito geral, alcançando também a rede privada, a rede estadual e de quais níveis de ensino (infantil, fundamental, médio e superior)”, aponta o procurador.

De fato, o Sipromag pediu a suspensão das aulas presenciais na rede municipal, categoria a qual representa. Mas, na decisão do desembargador, além de suspender o decreto que autorizou o retorno das aulas presenciais em todo o município, Alberto Vilas Boas cita em mais de uma oportunidade a rede privada:

 

> Confira a íntegra do embargo declaratório

> Confira a íntegra da decisão do TJMG

 

Ainda assim, o argumento levantado pelo procurador geral do município está sendo utilizado por ao menos uma escola particular para manter as aulas presenciais. É o caso do colégio Anglo Pouso Alegre, uma das instituições mantidas pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS).

Em um comunicado direcionado aos pais, o colégio informa: “como existe dúvida sobre a aplicabilidade ou não da referida decisão ao ensino privado, as aulas presenciais ficam mantidas até o esclarecimento da questão”.

A postura, no entanto, não é unânime entre as instituições de ensino particulares. O Colégio São José, por exemplo, anunciou a suspensão das aulas presenciais. O comunicado oficial do colégio, feito em vídeo, não faz referência à decisão do TJMG, mas ao agravamento da pandemia na cidade.

A suspensão no colégio vale por 15 dias, a partir deste sábado, 06, com previsão de retomada no dia 22. Durante o período, todas as atividades de ensino serão remotas.

Protesto

Na manhã deste sábado, 06, pais e educadores organizaram uma carreata para protestar contra a decisão do TJMG que suspendeu as aulas presenciais.

A carreata se concentrou em frente ao Fórum e partiu para o centro da cidade. Pais e educadores presentes no ato argumentaram que as escolas se prepararam para a vota às aulas e cumpriam com rigor os protocolos sanitários.

Além disso, ainda segundo o movimento, não haveria lógica em fechar escolas e manter bares e outros estabelecimentos abertos.

Continuar lendo

Mais lidas