Política

Eleições 2024: 10 vereadores migram para partidos da base de Cel. Dimas

Publicado

no dia

Vereadores reunidos em sessão da Câmara de Pouso Alegre | Foto: Arquivo/R24

Em uma articulação que deve fortalecer a busca do prefeito Cel. Dimas (Republicanos) pela reeleição, 10 dos 15 vereadores de Pouso Alegre migraram para o Republicanos, PSD e Avante, legendas que devem ser o núcleo do esforço eleitoral do atual prefeito.

> Confira o especial Eleições 2024
> Siga o R24 no Instagram
> Acesse o canal do R24 no WhatsApp
> Acesse a Comunidade de WhatsApp do R24

Os vereadores aproveitaram a janela partidária para fazerem a mudança. No período, que se encerra na próxima sexta, 05, é permitido mudar de partido sem perder o mandato para a legenda. Apenas Bruno Dias (União Brasil) não mudou de partido e, ainda assim, por que não pretende concorrer à reeleição.

Com a dança das cadeiras, o PSD passa a ter a maior bancada da casa legislativa, com cinco cadeiras. Enquanto o Republicanos, com quatro cadeiras, passa a dividir a vice-liderança com o União Brasil, que manteve suas vagas. O PSDB, que anteriormente dividia o posto de maior bancada com o União, ficou sem um único assento.

Veja como ficou a distribuição de partidos na Câmara de Pouso Alegre:

Arte: R24

Dimas vence primeiro round

Fosse uma luta de boxe, o prefeito Cel. Dimas teria vencido por pontos o primeiro round, já que conseguiu atrair para si dois terços dos vereadores e acomodá-los nas legendas a partir das quais pretende fazer seu esforço eleitoral pela reeleição.

Por sua vez, o União Brasil, de seu ex-aliado Rafael Simões, apenas manteve as cadeiras que já possuía. O resultado, no entanto, era previsível. Por isso mesmo, o deputado federal, que na última semana lançou Leandro Morais como seu pré-candidato, já vem trabalhando há meses para agrupar no União Brasil e legendas satélites nomes com potencial de chegar à Câmara de Vereadores.

Correndo por fora

Se a dança das cadeiras na Câmara fosse um presságio do que está por vir nas eleições, os outros dois partidos que lançaram pré-candidatos à Prefeitura – PT com Antônio Marcos Coldibelli e PL com Alba Junqueira, ao menos por enquanto, seriam meros coadjuvantes.

Apenas o Partido dos Trabalhadores conquistou uma cadeira na casa legislativa na janela partidária. Alcançou o feito com o retorno, um tanto polêmico, de Hélio Carlos aos quadros da legenda. Já o PL passou em branco.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Mais lidas

Sair da versão mobile