
Mais de 60 bairros da região sul de Pouso Alegre – do São Geraldo até a região do bairro Morumbi, voltaram a ficar sem água. O abastecimento nesses bairros foi interrompido na quarta-feira, 15, e só deve ser retomado na noite desta sexta-feira, 16.
Esta é a terceira vez que esses bairros ficam sem água em menos de 10 dias. O primeiro interrompimento ocorreu no dia 4 de novembro, quando a região passou um fim de semana sem água devido a uma manutenção da Copasa após uma tempestade.
Já esta semana, a Copasa reportou interrupção no fornecimento na segunda-feira e nesta quinta. Desta vez, a companhia atribui o problema ao aumento do consumo por conta da onda de calor, reconhecendo de forma implícita que não é capaz de produzir a quantidade necessária de água para atender a demanda da população.
Já no dia 14 a companhia alertou que a região sofreria com ‘intermitência’ no fornecimento de água ao longo de toda esta semana.
Também na segunda-feira, 14, o prefeito Cel. Dimas se reuniu, por mais uma vez, com a direção da Copasa na cidade. Na oportunidade, a empresa voltou a falar dos investimentos que fará no ano que vem para ampliar sua capacidade de captação, tratamento e armazenamento de água e prometeu que os problemas enfrentados na região sul da cidade serão resolvidos em 30 dias.
Veja a relação de bairros afetados: São Geraldo, Aristeu da Costa Rios, Maria Guimarães da Costa Rios, Cruzeiro, Vila Ema, Jardim Paraíso, Jardim Aureliano, Jardim Canadá, Vale do Sol, Curralinho, Cidade Foch, Foch I e II, Jardim Olímpico, São Carlos, Recanto das Rosas, Árvore Grande, Shangrilá, Jardim Mariosa, Francisca A. Rios, Village Sion, Paraíso, Serra Morena, Santa Branca, Residencial Santa Rita, Santa Rita I e II, Santo Expedito I , II e III, Doutor Custódio R. de Miranda, Jardim Califórnia, Flamboyant, Jardim Aeroporto, Jardim Cunhápolis, Jardim Brasil I, Parque Real, Cidade Vergani, Inconfidentes, Bandeirantes I e II, Alto das Oliveiras, Jardim Ypê, Portal Vila Verde, Jatobá, Jacarandá, Paraty, Monte Carlo, São Cristóvão I e II, Cohab I e II, Colina Verde, Morumbi I e II, Gran Royalle, Loteamento São Cristóvão, Caiçara, JK, São Fernando, Cidade Jardim, Dona Nina, Jardim São Fernando, Portal do Ipiranga e Solar dos Quitas.
O que aconteceu?
Mais de 60 bairros da região Sul de Pouso Alegre voltaram a sofrer com a falta de água pela terceira vez no mês de novembro. Desta vez, a Copasa alega que a onda de calor fez aumentar o consumo de água, levando ao consumo de toda a água tratada que a companhia consegue produzir na cidade.
Investimentos e racionamento
A empresa nega que esteja racionando água na cidade e projeta investimentos de R$ 60 milhões em 2024 para ampliar sua estrutura de captação, tratamento e armazenamento de água. Além disso, promete que irá reforçar seu sistema de bombeamento de água para evitar a intermitência no abastecimento de água na região sul da cidade.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Pouso Alegre alega que tem feito diversas reuniões de trabalho com a direção da Copasa em busca de soluções de curto, médio e longo prazo. Também de acordo o município, já foram adotadas medidas legais contra a Copasa.
A Prefeitura divulgou um canal de denúncias para a população reportar problemas com a prestação de serviço da Copasa. O canal pode ser acessado no site (na aba acesso rápido). Também é possível fazer denúncias contra a companhia no WhatsApp da agência reguladora do estado, a ARSAE, pelo (31) 3915-9293.
Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o grupo do R24
Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter
Veja também
-
Copasa reconhece operar no limite, e não explica demora em ampliar oferta de água
-
Sul de PA volta a ficar sem água. Prefeitura aciona Copasa, que nega racionamento
-
Copasa diz ter retomado abastecimento em bairros que ficaram sem água em PA
-
Manutenção da Copasa: 64 bairros vão passar o fim de semana sem água em PA
-
Sul de Minas tem 8 municípios em lista de cidades com mais agrotóxicos na água
-
Em reunião com prefeito Cel. Dimas, Copasa promete R$ 73 milhões em investimentos