® 2021 Rede Moinho 24 • Notícias de Pouso Alegre e região •

Saúde

Adolescente de 14 anos morre vítima de Covid em Paraisópolis

Publicado

no dia

Vista aérea de Paraisópolis (MG) | Foto: Piérre Azevedo

Boletim epidemiológico da cidade de Paraisópolis, no Sul de Minas, confirmou na tarde desta sexta, 21, a morte de uma adolescente de 14 anos. A jovem estava internada em Itajubá desde o dia 15 de janeiro e não resistiu às complicações da doença. Sua morte ocorreu ocorreu ontem, 20.

De acordo com o município, a jovem possuía comorbidades que comprometiam seu sistema respiratório, o que foi agravado pelo coronavírus. Também segundo as autoridades, o sistema de informação de vacinas mostrava que ela havia tomado 1 dose do imunizante contra a Covid-19.

Com população estimada em 21,3 mil pelo IBGE, Paraisópolis soma, agora, 63 vidas perdidas para a pandemia. No boletim desta sexta, além da morte da jovem, o município também reportou a detecção de mais 50 novos casos da doença. Ainda de acordo com o informe, 366 pessoas estão em tratamento, sendo 362 em domicílio e 4 em leitos hospitalares.


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram

Educação

Mutirão oftalmológico atende 82 crianças da Apae de Pouso Alegre

Publicado

no dia

A prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta terça-feira (10) mutirão oftalmológico para atender 82 crianças e adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Escola da Amizade (APAE) do município.

A presidente da APAE Pouso Alegre, Cláudia Fernanda Bueno Garcia se surpreendeu com a quantidade de crianças que apresentaram problemas de visão.

“Nós tivemos 48 alunos que receberam prescrições de óculos e três foram encaminhados para exames específicos. Impressionante como mais de 50% das crianças atendidas registraram problemas e isso indica a fundamental importância desse tipo de trabalho e da parceria da Prefeitura”, apontou.

A secretária de Saúde, Silvia Regina, avaliou a importância do mutirão para a saúde ocular e seus impactos na aprendizagem.

“Nós ficamos felizes em poder promover mais uma edição dessa ação. Sempre realizamos em etapa para atender os alunos das escolas no intuito de aproximar a saúde da população, diagnosticar diretamente as demandas e ampliar a recomposição do ensino que está sendo trabalhada pela Secretaria de Educação. Acreditamos, em conjunto, que essa questão ocular que dificulta a aprendizagem”, conclui.

Continuar lendo

Emprego

Mais 26 vagas são abertas na UPA 24 Horas de Pouso Alegre. Veja como participar da seleção

Publicado

no dia

Imagem aérea da UPA 24 Horas | Foto: arquivo/divulgação

A Prefeitura de Pouso Alegre vai abrir mais 26 vagas na UPA 24 Horas Daísa de Paula Simões, que fica ao lado do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). Os novos postos de trabalho são para técnico de enfermagem (22 vagas) e técnico de radiologia (4 vagas).

O salário inicial para técnico de enfermagem será de R$ 2.858, com jornada de trabalho de 12 por 36. Já os vencimentos iniciais dos técnicos de radiologia será de R$ 1.917, com jornada de 20 horas semanais.

A criação das vagas foi aprovada na noite desta terça-feira, 03, pela Câmara de Vereadores. O edital para contratação deve ser publicado nos próximos dias. A modalidade de recrutamento deve ser para contrato temporário com possibilidade de renovação.

Como participar da seleção

A Prefeitura já publicou dois editais para contratação temporária e emergencial de funcionários para a UPA 24 Horas. Nesses dois primeiros certames, que já tiveram o processo de seleção finalizado, foram abertas 60 vagas.

Para acompanhar a publicação dos próximos editais de contratação e poder participar da seleção é necessário acompanhar a página de editais da Prefeitura (acesse aqui).

Mas é preciso atenção. Para se ter uma ideia, nos dois primeiros editais, o prazo para inscrição foi de apenas 33 horas, das 9h do dia 17 de abril às 23h59min do dia 18.

O processo de seleção nos dois primeiros editais se basearam em prova de títulos e experiência na  função. É provável que a seleção para técnicos de enfermagem e de radiologia tomem como base os mesmos critérios.


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram

Continuar lendo

Pouso Alegre

‘Super dia D’ vacina contra gripe, Covid e aplica a tríplice viral em Pouso Alegre

Publicado

no dia

Uma grande mobilização para imunizar diversos públicos será realizada neste sábado, 30, em Pouso Alegre. O Super dia D de vacinação vai imunizar contra a gripe, Covid-19 e aplicar a tríplice viral, que protege o Sarampo, Caxumba e Rubéola.

A agenda de vacinação começa às 8h e segue até às 16h em oito postos de imunização, sendo que, em dois deles, serão ofertadas apenas a tríplice viral e a dose contra Influenza. Os demais aplicarão todas as vacinas – confira a relação no final do texto.

“O nosso objetivo é ampliar o acesso à saúde e prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando toda a tristeza que envolve estar doente, a pressão sobre o sistema de saúde e novos óbitos. Vacinas são fundamentais para cuidamos de nós e do próximo”, assevera a secretária de Saúde, Silvia Regina.

Covid-19

Para se vacinar contra a Covid-19 é preciso ter mais de 5 anos. Já para as doses de reforço, basta seguir o prazo recomendado na carteirinha. Em caso de quarta dose, liberada para idosos, é preciso ter recebido a terceira dose há quatro meses ou mais.

Influenza (gripe)

A vacina Influenza é trivalente, ou seja, protege contra três vírus (H1N1, H3N2 e tipo B). Na etapa atual, podem se vacinar idosos, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a cinco anos.

Tríplice viral

A vacina tríplice viral será disponibilizada, para primeira dose, em crianças de até um ano, e, segunda dose, para quem tem entre 15 anos e 24 meses de idade, para prevenir o desenvolvimento das três doenças (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e suas possíveis complicações para a saúde.

O que levar?

Para se vacinar, será necessária a apresentação de um documento de identificação, preferencialmente o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No caso da dose contra covid-19 é preciso apresentar o registro das doses de imunização recebidas anteriormente. Já para as outras vacinas, é preciso apresentar a caderneta de vacinação.

Onde se vacinar?

Confira os postos de saúde que irão disponibilizar vacinas contra covid-19, influenza e tríplice viral:

  • UBS Cidade Jardim – Rua João Laraia, nº 255, Cidade Jardim.
  • UBS Jatobá – Av. Gil Teixeira, s/nº,Jardim Jatobá.
  • Assistência Materna infantil – Rua João Sabino de Azevedo, 373, São Geraldo. UBS Pão de açúcar – Rua Aparecida Costa Curiel, nº 140, Pão de Açúcar.
  • UBS Puericultura – Rua Adolfo Olinto, nº 480, Centro.
  • UBS Sebastião Reis – Avenida Alvarino Gonçalves Negrão, s/nº, São João.
  • UBS Yara – Rua das Margaridas, s/nº, Jardim Iara.

Postos de vacinação com vacinas contra influenza e tríplice viral:

  • Colinas de Santa Bárbara– R. Yêda Maria Machado, 95, Colina de Santa Barbara.
  • UBS Foch – Rua João de Barros Cobra, 115, Foch.

Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram

Continuar lendo

Mais lidas