® 2021 Rede Moinho 24 • Notícias de Pouso Alegre e região •

Saúde

Minas tem queda de 11% na incidência de Covid e região segue na ‘onda amarela’

Publicado

no dia

O Sul de Minas segue na ‘onda amarela’ do Minas Consciente, classificação intermediária do protocolo que avalia o grau de risco da pandemia no estado. Além da região, outras 11 das 15 macrorregiões mineiras permanecem nas ondas amarela e verdes, com ainda menos restrições.

A classificação foi divulgada nesta quinta após mais uma reunião semanal do Comitê Extraordinário Covid-19. A manutenção da maior parte do estado em zonas de redução das restrições se deve à queda na incidência da Covid-19 no estado. Na última semana, ela foi de 11%.

E há mais números animadores. O estado também registrou queda no número de óbitos e de novos casos da doença na última semana, assim como uma redução na espera por leitos. Hoje, 64 pacientes aguardam vaga para UTI covid em Minas, enquanto na semana passada eram 70. No início de junho, esse número chegou a ser quase quatro vezes maior.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, não há mais pressão por vagas nas macrorregiões. “Essa espera está caindo semanalmente e é o cenário mais positivo, com pressão muito baixa por leitos e redução na ocupação”, ressaltou. A ocupação dos leitos de UTI exclusivos covid está em torno de 58% e houve queda de 26% nas solicitações de internações no estado.

Ondas

Estão na onda verde do Minas Consciente as macrorregiões Sudeste e Vale do Aço. Na amarela, permanecem a Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul e Triângulo do Norte.

Já na faixa vermelha estão Leste do Sul, Nordeste e Triângulo do Sul. Nenhuma delas, no entanto, possui a classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, que é a de maior restrição do plano Minas Consciente.

O número de cidades com menos de 30 mil habitantes, que poderão progredir de onda, independentemente da situação em que se encontra a macro ou a microrregião, é de 95 municípios nesta semana. Essas cidades registraram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Vacinação

Minas Gerais chegou, nesta semana, a 9 milhões de primeiras doses aplicadas, segundo o Painel Vacinômetro, e registrou uma aceleração na aplicação do imunizante, com a chegada de novas doses e ampliação dos públicos por idade.

O secretário Fábio Baccheretti reforçou a importância de a população mineira confiar na segurança da vacina, buscando a imunização com as duas doses.

“Não se deve escolher vacina ou acreditar em fake news Todas as nossas análises são feitas com base nas vacinas que estão disponíveis e mostram que todas elas são eficazes. Esse é o motivo para estarmos chegando a melhores patamares da situação da pandemia”, destacou.

 


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais: Facebook | Youtube | Instagram Grupo de WhatsApp

Pouso Alegre

Pouso Alegre terá equipe de saúde para ajudar pacientes com sequelas da Covid-19

Publicado

no dia

Equipes de saúde responsáveis pela vacinação contra a Covid-19 chegam à casa de idoso na zona rural de Pouso Alegre | Imagem: reprodução/arquivo

A Prefeitura de Pouso Alegre prepara a contratação de pelo menos 10 profissionais, entre médicos e enfermeiros, para atuar na linha de frente do tratamento pós-Covid-19, com atendimento domiciliar de quem enfrenta sequelas deixadas pela infecção.

A iniciativa ocorre por meio de celebração de convênio com o governo de Minas, que criou, ainda em 2020, o Serviço de Atenção Domiciliar Estadual, como estratégia de saúde para encurtar o período de hospitalização de pacientes com Covid-19 e prestar atendimento domiciliar.

Pelos termos do compromisso firmado com o estado, o município deve receber uma verba de R$ 70 mil por mês para remunerar os profissionais e manter o programa.

Projeto de lei enviado à Câmara prevê a contratação de médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, quatro técnicos de enfermagem e dois motoristas. Esses profissionais terão contrato de 6 meses prorrogáveis por até 24 meses.

“Este programa visa o atendimento aos pacientes que sofreram internações em razão do COVID-19 e precisam do restabelecimento e a manutenção de sua saúde após  ser desospitalizado. Visa a busca da autonomia e readaptação das funções do paciente, possibilitando o retorno ás suas atividades pessoal e social, reduzindo as reinternações e os óbitos”, esclarece a justificativa da proposta.

Para que a equipe comece a atuar, a Prefeitura precisa da autorização da Câmara para fazer as contratações e, então, abrir o processo seletivo, partindo para a operacionalização do programa.

De acordo com o último boletim epidemiológico do município, ao menos 76 pouso-alegrenses estão em acompanhamento por conta da Covid-19 e outros 9 estariam internados por complicações da infecção.

No entanto, não há um levantamento específico quanto ao número de pessoas que desenvolveram algum tipo de sequela devido à doença. A cidade registrou, até agora, 24.381 casos oficiais de Covid-19.

 


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp

Continuar lendo

Pouso Alegre

Pouso Alegre inicia vacinação com dose de reforço contra covid-19 para público idoso

Publicado

no dia

A Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre inicia nessa terça-feira, 21, a aplicação da dose de reforço contra a covid-19 em idosos de 80 a 90 anos, em ordem decrescente, dos mais velhos para os mais novos.

O cronograma de aplicação é o que segue:

  • terça-feira, 21 de setembro: pessoas com 90 anos ou mais, das 13h às 19h;
  • quarta-feira e quinta-feira, 22 e 23 de setembro: pessoas com 85 anos ou mais, das 13h às 19h;
  • sexta e sábado, 24 e 25 de setembro: pessoas com 80 anos ou mais, sexta-feira, das 13h às 19h e sábado das 08h às 16h.

A vacinação acontece em cinco postos de saúde do município: Cidade Jardim, São João, São Cristóvão, Pão de Açúcar e Puericultura. Pessoas acamadas serão vacinadas em domicílio.

Podem se vacinar as pessoas dentro de cada público especificado e que tomaram a 2ª dose há pelo menos 6 meses. Para se vacinar é indispensável apresentar o Cartão de Vacinação e documento com foto.

 


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp

Continuar lendo

Pouso Alegre

Em semana com queda de casos, internações por Covid voltam a cair em Pouso Alegre

Publicado

no dia

A pandemia de coronavírus em Pouso Alegre oscila entre recuos e estabilidade nos últimos dias. O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura traz número de sexta-feira, 17. O levantamento mostra que, dos dias 14 a 17 de setembro, 60 novos casos foram confirmados na cidade, além de um novo óbito atribuído à doença.

Na soma dos dois boletins divulgados durante a semana, a cidade registrou 98 casos no período, 32 a menos que na semana anterior, quando 130 infecções foram confirmadas, uma redução de 24,6%.

Os boletins também mostram queda no total de internados por conta da doença. Na semana epidemiológica que se encerrou em 10 de setembro, haviam 27 pessoas internadas nos hospitais da cidade por conta da doença. No dia 17, esse número recuou para 19, redução de 29,6%.

Dentre os pacientes internados, 9 são moradores de Pouso Alegre e 10 de outras cidades da região. A ocupação relativa dos leitos clínicos está em 20%, com 10 de 50 vagas em uso. Nas UTIs, o percentual de ocupação também é de 20%, com 9 de 44 leitos em uso.

Confira as médias móveis de novos casos de Covid-19, óbitos e total de internações em Pouso Alegre ao longo da pandemia:

 

Acumulado da pandemia

Desde o início da crise de saúde, Pouso Alegre registrou 24.381 casos de Covid-19, dos quais 23.839 se referem a pessoas que já teriam se recuperado da doença, enquanto outras 76 seguem em acompanhamento. Ao todo, 466 vidas foram perdidas.

 


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp

Continuar lendo

Mais lidas