
Apesar do crescimento vertiginoso de novos casos de Covid-19 em Pouso Alegre, a cidade tem um único morador local internado na UTI por conta da Covid-19, além de outros seis que estão em leitos clínicos. O prefeito Rafael Simões (DEM) chamou a atenção nesta terça-feira, 11, para o fato de que este paciente que desenvolveu o quadro mais grave e precisou do tratamento intensivo não se vacinou.
“Estamos tendo mais de 150 casos confirmado por dia (…), mas também tem um notícia boa: pouquíssimos casos foram transferidos para o hospital, ou seja, poucos casos confirmados tiveram necessidade de ir para o hospital (…) Nós só temos um paciente em Pouso Alegre na UTI, exatamente aquele paciente que não se vacinou”, observou o político.
O apontamento de Simões reafirma o que estudos em todo o mundo vem mostrando na prática: ainda que a imunização nem sempre consiga barrar a transmissão do vírus da Covid-19, ela reduz consideravelmente a probabilidade de que as pessoas desenvolvam a versão mais grave da doença, evitando mortes e a saturação dos equipamentos de saúde.
A afirmação do político foi feita em vídeo gravado ao lado da secretária de Saúde, Sílvia Regina. Confira:
De acordo com o último boletim epidemiológico do município, há oito pessoas internadas em hospitais de Pouso Alegre por conta da Covid-19. Desses, sete são moradores locais, sendo que seis estão em leitos clínicos e um na UTI. A baixa ocupação hospitalar contrasta com o crescimento exponencial de novos casos diários da doença, que passou de 2 para 15 no boletim epidemiológico de 30 de dezembro; e de 15 para 116 no boletim de 9 de janeiro.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina, mais de 500 pessoas estão procurando atendimento na UPA por sintomas de gripe e em busca de testes para Covid-19 todos os dias.
O Ministério da Saúde já afirmou esta semana que a variante Ômicron, cepa que é muitas vezes mais transmissível que as anteriores, já é dominante no país. É praticamente certo que sua disseminação está causando uma nova onda da pandemia no país.
Secretária de Saúde reforça importância da vacinação para manter hospitais com baixa ocupação
Ontem, a secretária de Saúde Silvia Regina voltou a reforçar a importância de que os moradores tomem todas as doses indicadas da vacina contra a Covid-19. “Mesmo tendo confirmados mais de mil casos em Pouso Alegre, podemos ver que a taxa de ocupação de leitos clínicos e UTI estão baixos, isso mostra que a vacinação é o caminho. Então, eu peço encarecidamente para que as pessoas não deixem de ir até uma de nossas unidades para tomar a vacina. Só assim estaremos protegidos.”
Até o momento, Pouso Alegre já vacinou com a 1ª dose do imunizante mais de 100% da população estipulada pelo Governo Federal, num total de 129.416 moradores vacinados. 95,5% da população acima de 12 anos recebeu a 2ª dose, o que representa 119.527 pessoas imunizadas. Já a dose de reforço foi aplicada em pouco mais de 30 mil pessoas.
Todas as doses estão disponíveis nos postos de saúde da cidade para pessoas a partir de 12 anos. Seguindo o esquema vacinal determinado para o público em que está inserido, os moradores devem procurar as seguintes unidades de saúde:
- Das 13h às 19h: UBS Cidade Jardim, UBS São Cristóvão e UBS São João;
- Das 8h às 19h: Puericultura (único posto que possui as doses de reforço da Janssen);
- Das 8h às 17h: Casa da Cultura;
- Das 13h às 17h: UBS do Pão de Açúcar.
Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram
Veja também
-
Em 10 dias, Pouso Alegre registra quase 700 casos de Covid-19
-
Uso de máscaras é desobrigado no transporte e em unidades de saúde de Pouso Alegre
-
Novos casos conhecidos de Covid-19 voltam a recuar em Pouso Alegre
-
Casos conhecidos de Covid-19 têm queda de quase 60% em Pouso Alegre
-
Contaminações diárias por Covid-19 em Pouso Alegre têm queda de 80% desde junho
-
Contaminações por Covid-19 voltam a recuar em Pouso Alegre. Queda foi de 17%