® 2021 Rede Moinho 24 • Notícias de Pouso Alegre e região •

Pouso Alegre

Pouso Alegre tem segunda pior semana da pandemia em número de novos casos

Publicado

no dia

UPA 24 horas é local indicado para quem tem suspeitas de Covid-19 em Pouso Alegre | Foto: R24

346 novos casos da doença foram registrados ao longo da semana e a ocupação relativa da UTI voltou a subir, atingindo 87%. A boa notícia é que o município não registrou novas mortes atribuídas à infecção ao longo da semana

 

A segunda onda da pandemia de coronavírus em Pouso Alegre segue sem dar sinais de arrefecimento. Na semana encerrada nesta sexta-feira, 19, o município registrou o segundo maior número de novos casos da doença considerando a série histórica de boletins divulgados pelo município de segunda a sexta-feira.

Ao todo, de segunda a sexta-feira, 19, o boletim epidemiológico local reportou 346 novos casos da doença. O número só fica atrás do que foi registrado entre os dias 11 e 15 de janeiro, quando 470 novas infecções foram reportadas pelo departamento de epidemiologia.

Sistema de saúde continua sob pressão

Com a segunda onda ainda com força, a pressão sobre o sistema de saúde permanece. A semana anterior se encerrou com 53 pessoas internadas em alas destinadas ao tratamento da Covid-19. Na atual, esse número passou para 71, sendo que os leitos clínicos têm ocupação relativa de 71% (43 leitos ocupados de 60 disponíveis). Já na ala de tratamento intensivo, as UTIs, a ocupação relativa é de 87% (28 leitos ocupados de 32 disponíveis).

Do total de internações, 30 pacientes são moradores de Pouso Alegre e outros 41 são de cidades vizinhas. Isso acontece por que o município abriga o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), referência regional para o tratamento da Covid-19 e outros atendimentos em saúde de média e alta complexidade.

 Casos acumulados e recuperados

No acumulado da pandemia, a cidade soma um total de 6.638 casos de Covid-19. Desse total, porém, o município considera que 6.230 pessoas estão recuperadas da infecção e 309 seguem em acompanhamento. O número de óbitos atribuídos à doença segue em 99. Ao longo da semana, não foram registradas novas mortes.

Pouso Alegre

Pouso Alegre recebe 400 doses de CoronaVac, mas 1.063 aguardam 2ª aplicação

Publicado

no dia

Com doses insuficientes, município entrará em contato com os moradores priorizando aqueles que estão com a vacinação mais atrasada

Pouso Alegre recebeu nesta quarta-feira, 12, mais 400 doses da CoronaVac para segunda aplicação da vacina contra a Covid-19. Além do imunizante que está em falta, a cidade ainda recebeu outras 2.890 doses da vacina AstraZeneca.

Na semana passada, a Prefeitura chegou a suspender a segunda dose de imunização para aqueles que se vacinaram com a CoronaVac por falta do imunizante.

As 400 doses enviadas hoje não são suficientes para vacinar nem metade do contingente que aguarda pela segunda aplicação, um total de 1.063 pessoas, de acordo com a Prefeitura.

Com doses insuficientes para completar o ciclo de vacinação com o imunizante, o município entrará em contato com as pessoas que estão com a dose atrasada, dando prioridade para aquelas que tomaram a vacina há mais tempo.

Já as doses de AstraZeneca deverão ser direcionadas aos seguintes públicos, de acordo com a planilha do governo de Minas:

  • Trabalhadores da Saúde: 559 doses
  • Pessoas de 85 a 89 anos: 957 doses
  • Pessoas de 65 a 69 anos: 1.370 doses

 

Continuar lendo

Política

Prefeitura rescinde contrato e repassa obras da Adolfo Olinto a nova empresa

Publicado

no dia

Obras na Adolfo Olinto entrarão em sua segunda etapa | Imagem: Ascom/PMPA

A empresa RX assumirá a segunda parte da intervenção que viveu às voltas com atrasos e trechos refeitos. A obra pretende dar ares de ‘shopping a céu aberto’ e melhorar a mobilidade do trecho da Adolfo Olinto ocupado por lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais

Após uma série de atrasos e trechos de obras refeitas, a Prefeitura de Pouso Alegre anunciou nesta quarta-feira, 12, que rescindiu o contrato com a empresa que executava as obras de requalificação da Rua Adolfo Olinto, a Infraconn.

A empresa RX assumirá a segunda parte da intervenção que pretende dar ares de shopping a céu aberto ao trecho da Adolfo Olinto ocupado por lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

O que começou como um incentivo ao comércio virou motivo de críticas do setor. No informe que distribui à imprensa, a administração municipal admitiu os problemas.

“A Prefeitura de Pouso Alegre está ciente de que houve transtornos na execução da primeira fase e está tomando todas as precauções para que não se repitam”, registra.

Segunda etapa das obras

Durante a execução da segunda fase da requalificação da via algumas ruas no entorno poderão ter o trânsito interrompido, diz a Prefeitura. Já o primeiro trecho continuará liberado para trânsito de veículos e pedestres.

O projeto na Rua Adolfo Olinto prevê alargamento de calçadas, nivelamento do piso da via (de modo a torná-la plenamente acessível), instalação de pequenas praças de convivência ao longo da rua com mobiliário urbano, paisagismo e iluminação.

O município não deu previsão para conclusão da obra, mas disse que trabalha para que ela se dê no prazo mais breve possível.

Continuar lendo

Pouso Alegre

Banda da PM homenageia enfermagem em frente ao Hospital Samuel Libânio

Publicado

no dia

Os profissionais mais exigidos da pandemia foram lembrados de forma especial nesta quarta-feira, 12, que marca o Dia Internacional da Enfermagem.

Entre as homenagens recebidas estão uma apresentação da banda da Polícia Militar, que tocou para os profissionais em frente ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).

A ação dos militares integra o projeto “Sons que Humanizam”, que tem levado música às instituições de saúde em meio ao duro enfrentamento da pandemia.

O evento contou com a participação de representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal.

 

Continuar lendo

Mais lidas