® 2021 Rede Moinho 24 • Notícias de Pouso Alegre e região •

Saúde

Pouso Alegre recebe mais 3.212 doses de vacina contra a Covid-19

Publicado

no dia

Nova remessa de vacinas é descarregada no aeroporto de Pouso Alegre | Foto: PM

Pouso Alegre recebe nesta segunda-feira, 01, mais 3.212 doses de vacinas contra a Covid-19. A nova remessa chegou na Superintendência Regional de Saúde, em Pouso Alegre, na quinta-feira (28), mas está sendo distribuída hoje aos municípios.

A regional recebeu um total de 16,4 mil doses da vacina dos imunizantes Coronavac e AstraZeneca/Oxford. A divisão entre os municípios obedece ao critério do número de profissionais de saúde que cada um possui.

Por isso, Pouso Alegre ficou com a maior parte das doses da regional, uma vez que os profissionais da saúde são o público-alvo principal dessa primeira fase de imunização, que conta com um número bastante limitado de doses.

Ao todo, Pouso Alegre receberá nesta segunda remessa de vacinas: 1.890 da AstraZeneca/Oxford e 1.322 doses da CoronaVac, sendo que 9o2 doses da CoronaVac devem servir ao estoque de emergência.

Até a última sexta-feira, 29, o município havia vacinado 2.064 pessoas contra a Covid-19. Lembrando que na primeira remessa recebida do imunizante CoronaVac, a cidade recebeu 2.370 doses.

Plano nacional de imunização

Nesta primeira etapa de imunização, terão prioridade os trabalhadores da saúde na linha de frente contra a Covid-19; pessoas idosas (mais de 60 anos) residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência em Residências Inclusivas (institucionalizadas); população indígena vivendo em terras indígenas.

Depois, preferencialmente, de acordo com a disponibilidade da vacina, novos grupos serão incluídos: equipes de vacinação que estiverem envolvidas na etapa das primeiras 6 milhões de doses; trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência); trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados da Covid-19; outros trabalhadores de saúde.

Confira os grupos incluídos no plano de vacinação como prioritários:

  • Pessoas de 60 anos ou mais
  • Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas
  • Povos e comunidades tradicionais quilombolas
  • Pessoas com comorbidades
  • Pessoas com deficiência permanente grave
  • Pessoas em situação de rua
  • População privada de liberdade
  • Funcionário do sistema de privação de liberdade
  • Trabalhadores de educação
  • Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros
  • Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário
  • Trabalhadores de transporte aéreo
  • Trabalhadores de transporte de aquaviário
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores portuários
  • Trabalhadores industriais

Saúde

Pouso Alegre recebe nova remessa de vacinas contra a Covid-19 na segunda

Publicado

no dia

Novo lote de vacinas contra Covid-19 desembarca no aeroporto de Alfenas na manhã desta sexta | Imagem: Regional de Saúde de Alfenas

Novo lote com imunizantes contra a Covid-19 para as regionais de saúde do Sul de Minas desembarcou hoje em Alfenas. Quantidade por município ainda não foi informada. Esta semana, Pouso Alegre já havia recebido remessa com 1.210 doses para segunda aplicação da vacina 

Pouso Alegre recebe na próxima segunda-feira, 1º, mais uma remessa de vacinas. A quantidade ainda não foi informada, mas as doses fazem parte de um novo lote que desembarcou na manhã desta sexta, 26, no aeroporto de Alfenas, por volta das 10h45.

O lote será distribuído entre as regionais de saúde de Pouso Alegre, Alfenas, Passos e Varginha. A chegada dos imunizantes foi acompanhada por representantes das regionais. No lote, há os dois imunizantes aplicados atualmente no país: a CoronaVac e a Astrazeneca.

A remessa é parte das 357,4 mil doses recebidas pelo governo de Minas na quarta-feira, com 220 mil doses da vacina de Oxford (AstraZeneca/ Fiocruz), que devem ser todas aplicadas em primeiras doses, e 137,4 mil da CoronaVac (Butantan), quantidade que será dividida para aplicação de duas doses.

A nova remessa começa a chegar aos município a partir de segunda-feira. De acordo com o governo de Minas, elas serão aplicadas em idosos com mais de 80 anos e profissionais da saúde.

Pouso Alegre recebeu lote para segunda dose

Pouso Alegre recebeu esta semana 1.210 doses de vacina contra a Covid-19. O lote de CoronaVac deve ser utilizado na aplicação da segunda dose do imunizante. Até o momento, o município recebeu 10.792 doses dos imunizantes. Desse montante, foram aplicadas 5.274 primeiras doses e 2.319 segundas doses.

Até o momento, a imunização no município é voltada para idosos acima de 86 anos e profissionais da saúde com mais de 35. Confira a última atualização do Vacinômetro:

Continuar lendo

Esporte

Cristiano Felício doa aparelhos de oxigênio para hospital do Rio de Janeiro

Publicado

no dia

Descoberto em 2015 pela franquia, Felício defende o Bulls pela NBA

O pouso-alegrense Cristiano Felício, pivô do Chicago Bulls, doou quatro aparelhos de oxigênio para o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, no Rio de Janeiro.

São quatro concentradores de oxigênio com nebulização que vão ajudar a tradicional unidade de saúde no enfrentamento contra a Covid-19. Os equipamentos ajudam a fornecer oxigênio em alta concentração para pacientes que desenvolvem dificuldade de respirar nas versões mais graves da infecção.

Felício está em seu quarto ano de contrato pelo Bulls e, ao lado de Raulzinho, que atua pelo Washington Wizards, representa o Brasil na maior liga de basquetebol do mundo, a NBA.

Continuar lendo

Saúde

Começa nesta quinta aplicação da 2ª dose da vacina em idosos com mais de 86 anos

Publicado

no dia

A Secretaria Municipal de Saúde informou há pouco que começa nesta quinta-feira, 25, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos idosos com mais de 86 anos.

Para receber a dose final do imunizante, o idoso precisa levar a carteira de vacinação, confirmando que tomou a primeira dose.

Além disso, ele só deve receber a segunda dose após passados 15 dias da primeira aplicação, o período entre as doses é necessário para que o corpo de fato seja imunizado contra o coronavírus. O município criou uma escala para auxiliar, veja:

 

Ao todo, cinco postos vão fazer a aplicação da vacina. O ideal é que o idoso se dirija para aquele que esteja mais próximo de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

– Colinas de Santa Bárbara
– Sebastião Reis (São João)
– Cidade Jardim
– Pão de Açúcar
– Jardim Brasil (São Cristóvão)

Continuar lendo

Mais lidas