® 2021 Rede Moinho 24 • Notícias de Pouso Alegre e região •

Pouso Alegre

Pouso Alegre terá equipe de saúde para ajudar pacientes com sequelas da Covid-19

Publicado

no dia

Equipes de saúde responsáveis pela vacinação contra a Covid-19 chegam à casa de idoso na zona rural de Pouso Alegre | Imagem: reprodução/arquivo

A Prefeitura de Pouso Alegre prepara a contratação de pelo menos 10 profissionais, entre médicos e enfermeiros, para atuar na linha de frente do tratamento pós-Covid-19, com atendimento domiciliar de quem enfrenta sequelas deixadas pela infecção.

A iniciativa ocorre por meio de celebração de convênio com o governo de Minas, que criou, ainda em 2020, o Serviço de Atenção Domiciliar Estadual, como estratégia de saúde para encurtar o período de hospitalização de pacientes com Covid-19 e prestar atendimento domiciliar.

Pelos termos do compromisso firmado com o estado, o município deve receber uma verba de R$ 70 mil por mês para remunerar os profissionais e manter o programa.

Projeto de lei enviado à Câmara prevê a contratação de médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, quatro técnicos de enfermagem e dois motoristas. Esses profissionais terão contrato de 6 meses prorrogáveis por até 24 meses.

“Este programa visa o atendimento aos pacientes que sofreram internações em razão do COVID-19 e precisam do restabelecimento e a manutenção de sua saúde após  ser desospitalizado. Visa a busca da autonomia e readaptação das funções do paciente, possibilitando o retorno ás suas atividades pessoal e social, reduzindo as reinternações e os óbitos”, esclarece a justificativa da proposta.

Para que a equipe comece a atuar, a Prefeitura precisa da autorização da Câmara para fazer as contratações e, então, abrir o processo seletivo, partindo para a operacionalização do programa.

De acordo com o último boletim epidemiológico do município, ao menos 76 pouso-alegrenses estão em acompanhamento por conta da Covid-19 e outros 9 estariam internados por complicações da infecção.

No entanto, não há um levantamento específico quanto ao número de pessoas que desenvolveram algum tipo de sequela devido à doença. A cidade registrou, até agora, 24.381 casos oficiais de Covid-19.

 


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp

Pouso Alegre

Aplicação da 2ª dose da Pfizer é antecipada em Pouso Alegre

Publicado

no dia

A aplicação da 2ª dose da vacina Pfizer contra a covid-19 em Pouso Alegre foi antecipada. A Secretaria Municipal de Saúde convocou os moradores que tomaram a 1ª dose até 17 de agosto para comparecer aos postos de saúde ou no Pit Stop que acontece neste sábado, 16 de outubro, na Univas, Unidade Fátima, até às 16h.

Anteriormente, a previsão de intervalo entre 1ª e 2ª doses da Pfizer era de 90 dias, mas este prazo foi reduzido para 60 dias. Dessa forma, muitas pessoas que deveriam esperar para receber a segunda dose já podem se vacinar e devem procurar pelos postos de saúde.

A vacinação também ocorre em cinco Postos de Saúde de Pouso Alegre: Cidade Jardim, São João, São Cristóvão, Pão de Açúcar e Puericultura, das 13h às 19h.

 


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram

Continuar lendo

Cotidiano

Horto Florestal de Pouso Alegre volta a abrir aos finais de semana

Publicado

no dia

A partir de hoje, 16, o Horto Florestal Municipal de Pouso Alegre volta abrir para o público aos finais de semana. O parque natural, um dos mais frequentados pelas famílias locais, estava fechado aos fins de semana desde o início da pandemia.

Aos sábados e domingos, o parque volta a funcionar das 12h às 17. Durante a semana, de terça a sexta feira, ele abre das 7h às 17h. Na segunda-feira, o parque fica fechado para manutenção.

De acordo com a Prefeitura, “neste retorno haverá a adoção dos protocolos referentes à covid-19. A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente pede para que a população respeite todas as medidas de segurança, cuidando uns dos outros”. O uso de máscara no local é obrigatório.

A entrada no parque é gratuita.


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram

Continuar lendo

Cotidiano

Homem mata mulher e filha e depois comete suicídio no Jardim Aeroporto

Publicado

no dia

Tragédia familiar: Evandro matou a mulher e a filha e depois se enforcou | foto: Reprodução de redes sociais

Um homem de 47 anos matou a esposa, a filha e cometeu suicídio na sequência. A tragédia familiar ocorreu no Jardim Aeroporto, em Pouso Alegre (MG), na noite desta sexta-feira, 15.

O operador de máquinas Evandro Donizete Soares teria usado uma faca para matar a mulher, Suzan Flávia, de 44 anos, e a filha, Gabriely Aparecida, de 18, e depois se enforcou.

Mãe e filha foram encontradas pelos militares caídas no chão do banheiro e o pai dependurado com uma corda no pescoço, nos fundos da casa. O Corpo de Bombeiros foi chamado, mas todos já estavam mortos quando o socorro chegou.

Motivação

Ainda não está claro o que teria motivado Evandro a assassinar seus familiares. Uma de suas filhas, que conseguiu escapar do pai, disse a polícia que quando chegou em casa, encontrou o pai alterado. Ele tentou atacá-la com a faca que usou para matar a outra filha e a esposa, mas ela conseguiu fugir.

Familiares e conhecidos contaram aos policiais que o homem enfrentava problemas psicológicos por conta da perda recente dos pais, que morreram praticamente juntos, com diferença de cerca de um mês, e que abusava do álcool.

Caberá á Polícia Civil, cuja perícia se dirigiu para a cena do crime na noite de hoje, colher indícios para tentar determinar os fatores que provocaram a reação chocante de Evandro.

Os corpos já foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Pouso Alegre.

 


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram

Continuar lendo

Mais lidas