® 2021 Rede Moinho 24 • Notícias de Pouso Alegre e região •

Saúde

Gestantes de Extrema dão à luz em Bragança Paulista após fechamento de maternidade

Publicado

no dia

Gestante de Extrema faz primeiro atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista (SP) | Imagem: divulgação

Pouco mais de uma semana após o Hospital São Lucas, em Extrema (MG), anunciar a paralisação dos atendimentos em suas alas pediátricas e de maternidade, 21 gestantes do município já foram encaminhadas para a Santa Casa de Misericórdia de Bragança Paulista (SP). Destas, ao menos nove já teriam dado à luz, de acordo com a prefeitura da cidade mineira.

No dia 20 de abril, o Hospital São Lucas comunicou às autoridades de saúde competentes que não tinha mais condições de manter o funcionamento das alas de pediatria e maternidade por falta de profissionais médicos pediatras. Segundo a instituição, em torno de 100 partos, de Extrema e cidades da região, eram realizados todos os meses em suas dependências.

Para contornar a crise de saúde, a prefeitura de Extrema anunciou no dia 22 de abril o convênio com a Santa Casa de Bragança Paulista, cidade vizinha, que fica a pouco mais de 30 quilômetros do município mineiro.

“Com isso a Secretaria de Saúde de Extrema informa que as gestantes com partos agendados até 5 de maio, através do SUS, devem entrar em contato com o atendimento Municipal através do celular (35)99745.2867, para que possam ser encaminhadas à Santa Casa para uma avaliação antes do parto”, informava a Prefeitura no dia 22 de abril.

Seis dias depois, o município, já fazia a primeira atualização com o número de partos realizados na Santa Casa: “Das 21 pacientes que estão sendo direcionadas para o Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista , 9 delas já deram a luz ao seu filho(a) e estão recebendo agora os devidos cuidados médicos com o total apoio da Prefeitura”, informou o município.

Município aguarda liberação de hospital municipal

O convênio com o hospital de Bragança Paulista, em tese, é temporário, já que o município de Extrema, que ostenta hoje o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Sul de Minas, aguarda a aprovação pela Superintendência Regional de Saúde e Vigilância Sanitária Estadual de seu próprio Hospital Geral e Maternidade Municipal.

Por conta da pandemia, a unidade de saúde foi utilizada como hospital de campanha por quase dois anos, a fim de receber pacientes com Covid-19.


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram

Pouso Alegre

Contaminações por Covid-19 voltam a recuar em Pouso Alegre. Queda foi de 17%

Publicado

no dia

A média diária de contaminações por Covid-19 voltou a recuar em Pouso Alegre (MG). Boletim epidemiológico divulgado neste sábado, 25, mostra que, entre os dias 17 e 24 de junho, o município registrou 601 casos conhecidos da doença. No período, portanto, em média, a cidade confirmou pouco mais de 75 casos por dia, contra 90 no informe anterior.

Este foi o quarto recuo seguido na média diária de casos. Com as contaminações perdendo força, ontem o prefeito Cel. Dimas (PSDB) publicou decreto que limita o uso obrigatório de máscaras ao transporte público, por aplicativo e unidades de saúde.

Também recuou o número de pessoas internadas nos hospitais da cidade por conta da Covid-19. Ao todo, 21 pacientes recebem cuidados contra a infecção nas unidades de saúde local, contra 23 no levantamento anterior. Dentre os internados, há 7 moradores de Pouso Alegre e 14 de outras cidades da região.

Apesar de a pandemia dar mostras de arrefecimento, ela segue fazendo vítimas em Pouso Alegre. Nos oito dias englobados pelo boletim deste sábado, mais duas mortes foram confirmadas.

 

Acumulado

Desde o início da crise de saúde, Pouso Alegre soma 41.563 casos de Covid-19. Dentre eles, 40.651 pessoas já teriam se recuperado, enquanto outras 386 seguem em acompanhamento. O total de vidas perdidas chegou a 526.


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Pouso Alegre

Pouso Alegre amplia 4ª dose contra covid-19 para pessoas acima de 50 anos

Publicado

no dia

A Prefeitura de Pouso Alegre (MG) informou nesta terça-feira, 21, que ampliou a aplicação da 4ª dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais. Conforme orientação do Ministério da Saúde, a aplicação, que equivale à segunda dose de reforço na imunização, deve ser feito quatro meses após o recebimento da primeira dose de reforço.

A vacina também está disponível para os trabalhadores da saúde e está sendo ampliada gradativamente, conforme diretrizes do Ministério da Saúde e a chegada das doses no município, ainda segundo a Prefeitura.

Veja onde se vacinar:

  • Centro de Vacinação – 7h às 19h- Avenida Doutor João Beraldo, nº 567, Centro
  • UBS Cidade Jardim – 13h às 19h – Rua João Laraia, nº 255, Cidade Jardim
  • UBS Sebastião Reis – 13h às 19h – Avenida Alvarino Gonçalves Negrão, s/nº, São João
  • UBS Pão de Açúcar – 13h às 17h – Rua Aparecida Costa Curiel, nº 140, Pão de Açúcar
  • UBS Jatobá – 13h às 17h – Av. Gil Teixeira, s/nº,Jardim Jatobá

Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Pouso Alegre

Média de casos de Covid-19 cai quase que pela metade em Pouso Alegre

Publicado

no dia

Imagem: arquivo/divulgação PMPA

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Pouso Alegre (MG), publicado nesta sexta-feira, 17, mostra que a média diária de casos conhecidos de Covid-19 na cidade caiu quase que pela metade na comparação com o informe anterior, passando 173,5 infecções por dia para 90,8 (-47,6%).

Os dados são referentes aos dias 11 a 16 de junho, quando o município contabilizou 545 casos. No boletim anterior, o município havia contabilizado 347 casos em apenas dois dias (9 e 10 de junho).

Este foi o terceiro recuo seguido na média de casos conhecidos de Covid. As novas contaminações vêm desacelerando no município ao longo de todo o mês de junho, coincidindo com a volta do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, providência adotada em 31 de maio. 

A medida, que chegou a ser criticada por políticos da base bolsonarista, acabou sendo adotada por outras cidades da região, do país e, mais recentemente, pela capital mineira, Belo Horizonte.

 

Apesar disso, as mortes, ainda que em número bastante inferior ao registrado em fases mais agudas da crise de saúde, continuam ocorrendo. No informe desta sexta, o município reporta mais três óbitos atribuídos à doença.

Internações

Nos hospitais da cidade, há um total de 23 pessoas internadas com Covid-19. Desse montante, nove pacientes são de Pouso Alegre e outros 14 são de outras cidades da região.

Acumulado da pandemia

Desde o início da crise de saúde, o município registrou 40.962 casos conhecidos de Covid-19. Desse total, 39.405 são referentes a pessoas que já teriam se recuperado da doença, enquanto outras 1.033 seguem em acompanhamento. O total de vidas perdidas chegou a 524.


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Mais lidas