A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou nesta segunda-feira, 19, o 3º caso de varíola dos macacos em Pouso Alegre.
Com mais esse caso, Pouso Alegre se iguala a Andradas e passa a dividir com o município o topo do ranking das cidades do Sul de Minas com mais casos da doença.
Ao todo, o Sul de Minas acumula 14 casos de varíola dos macacos. Em Minas, até esta segunda, 19, constam confirmados 447 casos, enquanto outros 776 seguem em investigação.
Confira os casos de varíola dos macacos por cidade, no Sul de Minas:
- Alfenas: 1
- Andradas: 3
- Gonçalves: 1
- Itajubá: 2
- Paraisópolis: 1
- Poços de Caldas: 2
- Pouso Alegre: 3
- São Sebastião do Paraíso: 1
Sobre a varíola dos macacos
A varíola dos macacos é causada pelo vírus hMPXV, que na sigla em inglês se refere a human monkeypox vírus. Até o momento, as autoridades de saúde afirmam que ele desencadearia uma doença mais branda que a varíola smallpox, erradicada na década de 1980.
A transmissão do vírus se dá por contatos próximos com a pessoa infectada e que apresente lesões de pele. Toques como abraço, beijo, massagem e relações sexuais são apontados, mas também o contato com as secreções respiratórias do infectado e com objetos como toalhas, roupas e utensílios.
Sintomas
Os primeiros sinais da doença são genéricos: febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares. Mas, de um a cinco dias após o início da febre, aparecem as lesões na pele. Elas aparecem inicialmente na face, espalhando para outras partes do corpo. As feridas são acompanhadas de coceira e aumento dos gânglios.
Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter