Começa a campanha de vacinação contra a poliomielite em Pouso Alegre

Pouso Alegre

Começa a campanha de vacinação contra a poliomielite em Pouso Alegre

Publicado

no dia

Imagem: divulgação/Ascom/PMPA

Começou ontem, 27, a campanha de vacinação contra a poliomielite em Pouso Alegre. A imunização é voltada para crianças de um ano a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

> Siga o R24 no Instagram
> Acesse o canal do R24 no WhatsApp
> Acesse a Comunidade de WhatsApp do R24

De acordo com a Prefeitura, a meta é vacinar no mínimo 95% do público alvo, o que equivale a um total de 7,5 mil crianças.

O município explica também que, para que a campanha tenha efetividade, é essencial que os pais, mães ou responsáveis apresentem a caderneta de vacinação das crianças, pois as aplicações da vacina serão feitas de acordo com a avaliação do cartão de vacinação.

Locais de Vacinação

A campanha conta com mais de 10 salas de vacinação distribuídas pelo município. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site da Prefeitura (acesse aqui):

Entre os locais de vacinação, destaca-se o Centro de Vacinação que opera das 7h30 às 19h. Ele fica na Avenida Dr. João Beraldo, 567, no Centro.

Esquema Vacinal

O esquema vacinal é específico para cada faixa etária:

Menores de 1 ano: Três doses injetáveis, administradas aos 2, 4 e 6 meses de vida.
Crianças de 1 a 4 anos: Caso já tenham completado o esquema vacinal inicial, devem receber a dose oral da vacina.

Importância da Vacinação

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral transmitida de pessoa para pessoa, principalmente por via fecal-oral. A vacinação é uma medida crucial para a prevenção da doença. A cobertura vacinal acima de 95% da população infantil é fundamental para impedir a propagação do vírus.

Nos últimos anos, o Brasil tem registrado uma queda progressiva na cobertura vacinal contra a poliomielite. Recentemente, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) classificou o país como de alto risco para a reintrodução da doença. Portanto, a mobilização da comunidade e a participação dos responsáveis na campanha de vacinação são essenciais para proteger as crianças e manter a doença erradicada

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Política

Saúde vira cabo de guerra em meio a disputa eleitoral em Pouso Alegre

Publicado

no dia

Foto: divulgação/arquivo

Há menos de um mês do início da campanha eleitoral, a saúde desponta como um dos temas centrais da disputa em Pouso Alegre. E não se trata de um acaso. O tema tem sido focado especialmente pelo grupo do deputado federal Rafael Simões (União), que tem no setor sua maior vitrine política.

> Confira o especial Eleições 2024
> Siga o R24 no Instagram
> Acesse o canal do R24 no WhatsApp
> Acesse a Comunidade de WhatsApp do R24

Parte dos esforços do grupo, que pretende lançar o médico Alexandre Hueb para concorrer à Prefeitura, se concentra em apontar falhas na gestão da Secretaria de Saúde, hoje liderada por Rosaly Esther. Falta de medicamentos e as filas para exames e consultas são algumas das mazelas apontadas pelo grupo.

Mas a ala ligada ao prefeito Cel. Dimas (Republicanos) parece esboçar uma reação. A estratégia é expor situações em que a saúde pública teria sido utilizada, segundo os governistas, para fins políticos sob a administração de Simões ou de pessoas ligadas a ele.

Alguns desses casos foram levados à tribuna da Câmara ao longo das últimas duas semanas. O vereador Dr. Edson (Republicanos) afirmou que obteve dados da Secretaria de Saúde apontando que durante a gestão de uma das fiéis aliadas de Simões, Sílvia Regina, à frente da pasta, ambulâncias e até mesmo vans repletas de pacientes de outras cidades estariam chegando com regularidade à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pouso Alegre.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e tem portas abertas, logo em princípio, não é irregular atender pacientes de outras cidades em uma UPA, especialmente em um caso de emergência, mas fazer o atendimento de forma programática, com os pacientes partindo de outras cidades poderia gerar um desequilíbrio no sistema de saúde público local e apontaria, segundo o parlamentar, para o uso político de um equipamento público de saúde, considerando que boa parte desses atendimentos ocorreram quando o então prefeito Rafael Simões se preparava para disputar a eleição para deputado federal.

“Aí, sim, nós estávamos pagando promessas e conchavos políticos, atendendo pacientes de outras cidades (…) para cumprir compromisso de campanha”, afirmou o vereador durante discurso na tribuna da Câmara.

Entre 2021 e 2023, UPA atendeu mais de 10 mil pacientes de outras cidades

O R24 teve acesso aos relatórios de atendimentos na UPA ao longo dos anos de 2021, 2022 e 2023, período em que Sílvia Regina seguia à frente da pasta – ela deixou a pasta em dezembro de 2023.

De acordo com os dados, ao longo do período, de um total de 250,2 mil atendimentos realizados na UPA, cerca de 240 mil foram direcionados a moradores de Pouso Alegre, mas 10.206 se direcionaram a moradores de outras 93 cidades. A maior parte desses atendimentos, no entanto, se concentra em 20 municípios, que estão num raio de até 80 quilômetros de Pouso Alegre (veja a tabela abaixo).

Dos 10,2 mil moradores de outras cidades atendidos na UPA de Pouso Alegre, 8.551 são desses municípios. Além disso, nesse mesmo conjunto de municípios, Rafael Simões foi o deputado mais votado em 17 deles e o segundo mais votado em outros três. Na soma de votos nessas localidades, o político conquistou 53.643 dos 144.924 votos que obteve nas eleições de 2022. 

O R24 procurou a ex-secretária de Saúde Sílvia Regina e a questionou sobre as afirmações do vereador, mas até o fechamento desta reportagem ela não se posicionou. O texto será atualizado caso ela se manifeste.

Cidade Atendimentos na UPA entre 2021 e 2023
Santa Rita do Sapucaí 816
Espírito Santo do Dourado 789
Silvianópolis 764
São Sebastião da Bela Vista 726
Congonhal 628
Cahoeira de Minas 626
Estiva 552
Borda da Mata 534
Senador José Bento 498
Turvolândia 466
Cambuí 463
Tocos do Moji 310
Careaçu 296
São João da Mata 243
Conceição dos Ouros 189
Ipuiúna 178
Heliodora 123
Bom Repouso 120
Senador Amaral 120
Ouro Fino 110

Vereador afirma que influência política também teria atrasado exames e consultas no Cisamesp

O vereador Dr. Edson também sugeriu que exames e consultas realizados no Cisamesp, consórcio intermunicipal de saúde que atende Pouso Alegre, também estariam sofrendo atrasos por influência política.

Simões chegou a ser presidente do consórcio antes de se eleger deputado federal. A suposta influência do político teria sido um dos fatores a levar o governo Dimas a se juntar ao CISLAGOS, um outro consórcio intermunicipal de saúde, que engloba municípios da região do lago de Furnas.

“Essas influências estavam fazendo com que exames e consultas do município de Pouso Alegre acabassem por atrasar um pouco mais [no Cisamesp]. O que levou o prefeito a se consorciar com outro consórcio, no caso o Cislagos” afirmou o parlamentar na tribuna.

O vereador ainda fez uma crítica velada aos vereadores ligados a Simões que votaram contra e criticaram o projeto de lei que permitiu a adesão do município ao CISLAGOS. “A revolta de alguns é exatamente isso: é exatamente o fato da prefeitura de Pouso Alegre não ficar refém daqueles que usam a política, usam a saúde, usam a dor, o sofrimento das pessoas, das famílias para criar dificuldades para o gestor”.

Cisamesp nega atraso e diz que responsabilidade por marcações é das secretarias de Saúde

O R24 questionou o Cisamesp quanto à afirmação do vereador. Em nota, o consórcio negou que possa haver qualquer influência política nos agendamentos de consultas. “A responsabilidade pela marcação é exclusiva das secretarias municipais de Saúde de cada município e sua prestação de serviços acontece conforme as cotas de atendimentos disponibilizadas dentro da proporção de cada convênio”.

Confira a íntegra da nota enviada pelo consórcio:

O CISAMESP (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Sapucaí) é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e apolítica. Graças à  esta prática conseguimos oferecer  um serviço  sério,justo e competente a todos. É importante destacar que não há qualquer interferência nos agendamentos de consultas e procedimentos, dos nossos municípios consorciados.

A RESPONSABILIDADE pela marcação é EXCLUSIVA das Secretarias Municipais de Saúde de cada município e sua prestação de serviços acontece conforme as cotas de atendimentos disponibilizadas dentro da proporção de cada convênio .O CISAMESP realiza os atendimentos conforme os critérios de agendamentos e marcação que é estabelecido por cada Secretaria de Saúde dos municípios integrantes do CISAMESP. A nossa única preocupação e dedicação é para servir da melhor maneira possível aos nossos  pacientes consorciados com  respeito e qualidade a todos.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Cotidiano

Obras: rodovias de Pouso Alegre e região terão bloqueios temporários

Publicado

no dia

Imagem: divulgação/EPR

A EPR Sul de Minas, concessionária responsável pela administração das rodovias de Pouso Alegre e região, segue com uma série de obras de manutenção e conservação em diversos trechos das estradas da região.

> Siga o R24 no Instagram
> Acesse o canal do R24 no WhatsApp
> Acesse a Comunidade de WhatsApp do R24

As intervenções ocorrem na BR-459, MG-173, MG-459 e MG-295. Trechos dessas rodovias podem passar por bloqueios temporários ou por operações de pare e siga entre as 7h e 17h.

Confira s seguir os trechos sujeitos a bloqueios temporários:

Confira a programação bloqueios temporários:

> BR-459: de segunda-feira a sábado – do km 93 ao km 105 em Poso Alegre/ Congonhal

> MG-459: segunda-feira a domingo – do km 2 ao km 26

> MG-295: quarta e quinta-feira – do km 132 ao km 150 

> MG-173: de segunda-feira a sábado – do km 35 ao km 52 em Paraisópolis

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Emprego

Marques Plaza, União Química, XCMG e mais: confira 500 vagas abertas em Pouso Alegre

Publicado

no dia

Imagem: divulgação/XCMG/Arquivo

Dezenas de empresas de médio e grande porte, incluindo multinacionais, em Pouso Alegre, estão com 501 vagas abertas nesta terça-feira, 16. É possível se candidatar a esses postos de trabalho por meio do maior banco de empregos da cidade. As oportunidades são para diversos setores e todos os níveis de ensino. (confira a relação de vagas ao final do texto).

> Siga o R24 no Instagram
> Acesse o canal do R24 no WhatsApp
> Acesse a Comunidade de WhatsApp do R24

O banco de empregos é administrado pela parceria entre a Acipa, o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara de Vereadores e o Acessuas Trabalho da Prefeitura.

Para participar da seleção, os interessados devem comparecer no Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), que fica na Câmara de Pouso Alegre, na Avenida São Francisco, 320, portando currículo e documentos pessoais. O CAC funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Também é possível se cadastrar de maneira online pelo site da Acipa, neste link.

CIMED: VAGAS
OPERADOR DE PRODUÇÃO 24
Auxiliar de resíduos 1
Auxiliar de embalagem 15
GRUPO IMC (International Meal Company): VAGAS
Atendente de restaurante – (KFC Shopping Serra Sul) 13
D & D: VAGAS
Auxiliar de faturamento 1
Motorista Operacional 1
Lavador de veículos 1
IMEDIATO NEXWAY: VAGAS
Assistente de RH 1
Técnico de segurança 1
Operador de empilhadeira 1
BIOBASE: VAGAS
Auxiliar de produção 20
Auxiliar de limpeza 2
PADARIA TRIGO E CIA: VAGAS
Balconista 1
MEET: VAGAS
Analista de RH 1
Aux. carga e descarga 5
Aux de apoio logístico 25
Aux. de embalagem 4
Aj. pintura 1
Inspetor de qualidade 1
Manobrista 1
Motorista 1
Op. de máquina de costura 50
Op. lavanderia 1
Projetista mecânico 1
Recepcionista 1
Supervisor de usinagem 1
Tec. enfermagem 2
Tec de impressoras 2
Trabalhador de fruticultura 15
Mec. manutenção 1
Pintor industrial 1
Monitor de logística 1
Instalador de cabeamento 1
Estágio comércio exterior 1
Estágio planejamento 1
Op. utilidades 2
Monitor de produção 1
GS FACILITIES: VAGAS
Oficial de manutenção predial 1
Oficial de serviços gerais 1
Oficial de cozinha 1
Auxiliar operacional 1
UNIÃO QUÍMICA: VAGAS
Auxiliar de Produção (2º e 3º Turno) 1
Operador de Máquinas (2º e 3º Turno) 1
Auxiliar de Limpeza 1
Servente 1
Auxiliar de Almoxarifado 1
ROBSOL: VAGAS
Auxiliar de produção 1
ÚNICO LOGISTÍCA: VAGAS
Motorista carreteiro (E) 5
Auxiliar de manutenção 5
Conferente 5
SUPERMERCADO ALVORADA: VAGAS
Segurança 1
Padeiro 1
SUPERMERCADO MINEIRÃO: VAGAS
Operador de caixa 15
XCMG: VAGAS
Analista de produção 1
Analista de produto jr. 1
Especialista financeiro SR 1
Inspetor qualidade I 1
Planejador de manutenção 1
Programador manutenção 1
Analista importação exportação PL 1
Analista de qualidade jr 1
Desenhista projetista 1
Analista controladoria jr 1
Assistente de almoxarifado 1
TELEGUARDIAN: VAGAS
Assistente administrativo 1
Auxiliar de serviços gerais 1
Ajudante de instalação e manutenção de sistemas de segurança eletrônica 1
Assistente de estoque 1
Atendente de monitoramento 1
Comercial interno 1
Atendente externo noturno 1
CHAVES GOLD: VAGAS
Operador de máquinas Jr 3
Auxiliar de expedição 1
Analista de qualidade 1
Desenhista/Projetista 1
MINAS PERFIL: VAGAS
AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA 1
AUXILIAR COMERCIAL DE SEGURO 1
AUXILIAR DE LOGISTICA (PCD) 1
AUXILIAR DE PRODUÇÃO GRAFICA 1
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 1
ESTÁGIO ADM/COMERCIAL 1
ESTOQUISTA 1
INSTRUTOR DE MUSCULAÇÃO 1
OPERADOR DE EMBALAGEM 1
UNIÃO RH: VAGAS
Ajudante de Carga e Descarga 1
Operador de produção 1
Operado logístico 1
Operador de máquinas 1
Auxiliar de produção 1
Técnico em segurança do trabalho 1
Vendedor 1
Auxiliar administrativo 1
Auxiliar de serviços gerais 1
GENERAL MILLS: VAGAS
Operador de produção 10
Auxiliar de produção 10
Op de empilhadeira 10
Auxiliar de estoque 10
BIOLAB E HOTEL MARQUES PLAZA: VAGAS
Porteiro 1
Auxiliar de limpeza 1
Servente de obras 10
Cozinheiro 1
Garçom 1
Camareira 1
PRÁTICA: VAGAS
Operador de produção 10
Operador de máquinas 8
Inspetor de qualidade II 1
Operador de atendimento 2
FUVS: VAGAS
Auxiliar administrativo – HCSL 1
Auxiliar de Enfermagem 1
Auxiliar de Farmácia – Horário noturno 1
Auxiliar de Laboratório 1
Auxiliar de Limpeza 1
Enfermeiro(a) 1
Estagiário Administrativo – Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa – UNIVÁS 1
Fisioterapeuta 1
Fonoaudiólogo 1
Instrumentador Cirúrgico 1
Monitor de Apoio Escolar 1
Operador de Eletrocardiograma 1
OUTROS: VAGAS
Auxiliar administrativo 1
Ajudante de instalador de vidros 1
Assistente administrativo 1
Auxiliar de manipulação 1
Auxiliar de produção, Cristália 5
Estágio em segurança do trabalho 1
Monitor recreadores escolares 1
Motorista B 1
Motorista D 1
Operador de caixa 1
Técnico de manutenção 1
Vendedora- Redes sociais 1
X3 Promotora Assistente de marketing 1
VAGAS EXCLUSIVAS PARA PCD – POUSO ALEGRE:
DHL: VAGAS
Auxiliar de logística I 4
FUVS VAGAS
PCD 10
CIMED VAGAS
Administrativo PCD 1
EXPRESSO PLANALTO VAGAS
PCD 1
XCMG VAGAS
PCD 1
VAGAS PROJETO 50+:
ROBSOL: VAGAS
Auxiliar de produção 1
CIMED: VAGAS
OPERADOR DE PRODUÇÃO 1
Auxiliar de resíduos 1
Auxiliar de embalagem 1
FUVS: VAGAS
Auxiliar administrativo – HCSL 1
Auxiliar de Enfermagem 1
Auxiliar de Farmácia – Horário noturno 1
Auxiliar de Laboratório 1
Auxiliar de Limpeza 1
Enfermeiro(a) 1
Estagiário Administrativo – Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa – UNIVÁS 1
Fisioterapeuta 1
Fonoaudiólogo 1
Instrumentador Cirúrgico 1
Monitor de Apoio Escolar 1
Operador de Eletrocardiograma 1
BIOBASE: VAGAS
Auxiliar de produção
Auxiliar de limpeza
PRÁTICA: VAGAS
Operador de produção 1
Operador de máquinas 1
Traine MKT 1
Coordenador (a) 1
Operador de atendimento 1
Auxiliar de processos 1
Analista de comercio exterior 1
Inspetor de qualidade 1
Inspetor de qualidade II 1
Assistente de pedidos 1
Assistente de TI 1
CHAVES GOLD: VAGAS
Operador de máquinas Jr 3
Auxiliar de expedição 1
Analista de qualidade 1
Desenhista/Projetista 1
1
UNIÃO QUÍMICA: VAGAS
Auxiliar de limpeza 1
SUPERMERCADO ALVORADA: VAGAS
Segurança 1
Padeiro 1

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Mais lidas