Com casos de sarna humana, cidade do Sul de Minas suspende aulas

Educação

Com casos de sarna humana, cidade do Sul de Minas suspende aulas

Publicado

no dia

Imagem: ilustração/MS

As escolas de Poço Fundo, no Sul de Minas, interromperam as aulas pelos próximos três dias após a confirmação de ‘sarna humana’ (escabiose) entre estudantes e servidores. Segundo a Secretaria de Saúde, 11 casos de escabiose foram registrados, incluindo nove estudantes e dois funcionários da Escola Municipal Doutor Lélio de Almeida.

> Siga o R24 no Instagram
> Acesse o canal do R24 no WhatsApp
> Acesse a Comunidade de WhatsApp do R24

As aulas foram suspensas em nove escolas e uma creche nesta quarta-feira, 10 de julho. A desinfecção dos prédios escolares começará na quinta-feira, 11 de julho. O transporte escolar também foi interrompido como medida preventiva.

As crianças afetadas têm entre seis e onze anos, informou a prefeitura. Além dos casos confirmados, há outros oito em investigação.

Em comunicado, a direção da escola solicitou que os pais e responsáveis levem as crianças ao médico caso apresentem feridas na pele ou coceira. Os alunos só poderão retornar às aulas com um atestado médico confirmando a cura da doença.

A posição do município sobre como lidar com os casos de sarna humana foi tomada após uma reunião com representantes da escola, das Secretarias de Educação e Saúde, da Vigilância Sanitária e da Regional de Saúde de Alfenas.

O que você precisa saber sobre a sarna humana (escabiose)

Segundo nota técnica emitida este ano pelo Ministério da Saúde, a escabiose, também conhecida como sarna, pira, coruba, jareré ou pereba, é uma infecção cutânea, parasitária, de transmissão inter-humana, causada por ácaro, que gera coceira e erupções cutâneas.

A coceira é a principal característica da escabiose em humanos. As lesões típicas são caracterizadas por pequena saliência linear, de aproximadamente um centímetro. As lesões se distribuem principalmente em áreas flexoras de punhos, região interdigital, cotovelos, axilas, cintura, nádegas, região peniana e escrotal nos homens, e mamilos nas mulheres, com prurido intenso e piora no período noturno.

Em pessoas idosas, podem também ocorrer no couro cabeludo, nas palmas e plantas dos pés. A forma de transmissão é inter-humana, ou seja, de pessoa pra pessoa e pode se dar  por contato direto com pessoas acometidas ou pelo ambiente contaminado, como roupa de cama de pessoas infectadas.

A escabiose pode afetar pessoas de todas as idades e se espalha mais facilmente em ambientes lotados, onde o contato interpessoal é comum, com alta umidade e baixa ventilação, facilitando a ocorrência de surtos.

Como combater a doença

Existem dois pontos que devem ser destacados no arrefecimento de surtos de escabiose: o tratamento adequado das pessoas acometidas e medidas de descontaminação de espaços e objetos, a fim de interromper os ciclos de infecção. Recomenda-se a lavagem frequente das roupas de banho, de cama e vestuário com água quente (pelo menos a 55°C); a higienização com água quente de objetos pessoais e a busca de casos entre pessoas que convivem com o paciente acometido, na mesma cela ou não, de forma a iniciar o seu tratamento o mais brevemente possível.

Os itens que não puderem ser lavados devem ficar fechados em saco plásticos por pelo menos uma semana, uma vez que ácaros da escabiose geralmente não sobrevivem mais de 2 a 3 dias longe da pele humana.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Educação

Depois de mais de dois meses, greve chega ao fim no IF Sul de Minas

Publicado

no dia

Imagem: reprodução

O IF Sul de Minas comunicou nesta sexta-feira, 28, que, assim como as demais instituições de ensino federal, encerrou a greve iniciada em 15 de abril e retoma as aulas em todos os campi do IF a partir da próxima semana.

> Siga o R24 no Instagram
> Acesse o canal do R24 no WhatsApp
> Acesse a Comunidade de WhatsApp do R24

A greve nas universidades e institutos federais foi encerrada depois de um acordo das instituições e seus docentes com o governo federal. O documento que pôs fim à paralisação foi assinado ontem, 27.

O acordo prevê a reestruturação da carreira, com ganhos de 9%, em janeiro de 2025; e 3,5%, em maio de 2026. Para os técnicos das universidades e institutos federais, o reajuste ficou em 9% em 2025 e 5% em 2026.

Retomada no IF Sul de Minas

Em nota publicada em se site, o IF Sul de Minas divulgou uma tabela com a data de retorno às aulas em casa um dos oito polos da região. Em seis deles, as aulas serão retomadas já na segunda-feira, 1º, com exceção de Pouso Alegre, que volta na quarta-feira, 03, e Três Corações, onde as aulas voltam na terça-feira, 02 – veja a tabela ao final do texto.

O IF explicou ainda que “novos calendários serão elaborados com a participação dos servidores e estudantes e, após análise dos Colegiados Acadêmicos dos campi, serão submetidos ao Conselho Superior para aprovação”.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Educação

Governo de Minas convoca mais de 2 mil aprovados em concurso da educação

Publicado

no dia

Imagem: reprodução/Agência Minas

O Governo de Minas publicou nesta quarta-feira (19/6) a nomeação de 2.082 candidatos aprovados no Concurso Público realizado pela Secretaria de Estado de Educação em 2023 – acesse a lista abaixo.

> Siga o R24 no Instagram
> Acesse o canal do R24 no WhatsApp
> Acesse a Comunidade de WhatsApp do R24

Entre os contemplados estão 335 Analistas Educacionais (ANE), 271 Técnicos da Educação (TDE), 193 Analistas de Educação Básica (AEB) e 1.283  Assistentes Técnicos de Educação Básica (ATB) para atuar no Órgão Central da SEE/MG, em Belo Horizonte, e nas 47 Superintendências Regionais de Ensino do estado.

> A lista completa pode ser conferida no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

A publicação é o primeiro lote do anúncio feito pela SEE/MG para a nomeação dos  novos candidatos aprovados para ingressarem na rede estadual de Minas Gerais, conforme destaca a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia Ribeiro.

No mês de julho, serão publicadas as nomeações de quase 4 mil candidatos aprovados dentro do número de vagas do edital. Os candidatos devem ficar atentos às publicações oficiais no Diário Oficial e no site da Fundação Getúlio Vargas, executora do certame, onde todas as informações relevantes serão divulgadas. Além disso, é fundamental acompanhar o Diário Oficial para tomar conhecimento sobre a data da perícia médica.

Sobre o concurso

O concurso público contou com duas etapas: prova objetiva e redação, de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório. Realizado nos dias 22 e 29/10 de 2023, o certame ofereceu oportunidades para diversas carreiras do quadro de pessoal da SEE/MG.

Foram 465 locais de provas, distribuídos em 45 municípios mineiros, incluindo as cidades-sede de cada Superintendência Regional de Ensino (SRE) e Belo Horizonte (SREs Metropolitanas A, B e C).

As vagas foram destinadas para atuação em Unidades de Ensino, Superintendências Regionais de Ensino (SREs), Núcleos de Acolhimento Educacional (NAE), Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI) e Unidade Central.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Educação

Pouso Alegre vai realizar a 1ª Feira de Matemática das escolas municipais

Publicado

no dia

Imagem: divulgação/Ascom/PMPA

O calendário de eventos da educação de Pouso Alegre vai ganhar uma nova atividade. No dia 10 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação vai promover, na Escola Municipal Drº Ângelo Cônsoli, a 1ª Feira de Matemática das escolas municipais.

A ideia do evento é que os alunos apresentem projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano aplicando conceitos matemáticos. A seleção dos alunos expositores no evento está sendo realizada em todas as escolas municipais, do 1º ao 9º ano, ao longo do mês de junho. Os projetos que se destacarem na feira serão premiados.

“O principal objetivo do evento é incentivar o interesse dos alunos pela matemática. A feira pretende mostrar como os conceitos matemáticos têm aplicações práticas no cotidiano, na ciência, na tecnologia e em diversas outras áreas, inspirando os alunos a considerarem carreiras promissoras no futuro”, explica a Prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Educação, entre visitantes, expositores e família, espera-se a participação de aproximadamente 1.500 pessoas na feira.

Oficinas

Durante o evento, serão realizadas diversas oficinas, como “Xadrez – A Matemática em Movimento”, “A Matemática na Música”, “Arte na Matemática – Oficina de Dobraduras”, e “Desafio – Matplus”.

Um outro objetivo da feira é  promover a colaboração entre alunos, familiares, profissionais da educação, a comunidade, fortalecendo as habilidades de comunicação dos alunos por meio de exposições.

A seleção para o evento está sendo realizada em todas as Escolas Municipais durante esse mês de junho, selecionando os projetos em destaque do 1º ao 9º ano – Ensino Fundamental.

A feira será no dia 10 de agosto, na Escola Municipal Drº Ângelo Cônsoli, no endereço Rua Álvaro Leite, nº 20 Bairro Fátima, de 8h às 12h30.

Durante o evento, serão realizadas diversas oficinas, como “Xadrez – A Matemática em Movimento”, “A Matemática na Música”, “Arte na Matemática – Oficina de Dobraduras”, e “Desafio – Matplus”.

Entre visitantes, expositores e família espera-se a participação de aproximadamente 1500 pessoas. Haverá premiação para os projetos que se destacarem.

A 1ª Feira de Matemática de Pouso Alegre promete ser um marco na educação municipal, promovendo o aprendizado dinâmico e valorizando o potencial de cada aluno através de práticas educacionais inspiradoras e marcantes.

Evento: 1ª Feira de Matemática das escolas municipais de Pouso Alegre
Quando: 10 de agosto de 2024, das 8h às 12h30
Onde: Escola Municipal Drº Ângelo Cônsoli – Rua Álvaro Leite, nº 20, Bairro Fátima.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Mais lidas