Pouso Alegre encerrou em agosto o sétimo mês seguido com saldo positivo no mercado de trabalho. No período, entre demissões (2.600) e novas contratações (3.084), a cidade ficou com saldo positivo de 484 vagas formais de emprego. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego.
> Siga o R24 no Instagram
> Acesse o canal do R24 no WhatsApp
No acumulado do ano, a cidade tem saldo positivo de 1.907 vagas formais. O resultado até agosto já supera as vagas criadas ao longo de 2022, ano em que a cidade teve saldo positivo de 1.668 postos.
Setores que tiveram maior saldo de vagas
Como costuma ocorrer em Pouso Alegre, os setores de Serviços (+279) e Indústria (+150) lideraram o ranking com maior saldo de vagas no mês de agosto. Na sequência, vieram Construção Civil (+51) e Comércio (+14). A Agropecuária foi o único setor que teve perda de vagas, com -10.
Ao final do mês de agosto, Pouso Alegre tinha 54.597 pessoas empregadas em postos formais de trabalho. A massa de trabalhadores na cidade está dividida da seguinte forma: 24.082 atuam no setor de Serviços; 15.114 na Indústria; 12.358 no Comércio; 2.297 na Construção Civil; e 746 na Agropecuária.
Outras cidades-polo
As outras duas cidades-polo da região Sul de Minas, Poços de Caldas e Varginha, municípios com PIB e porte semelhantes ao de Pouso Alegre, também tiveram saldo de vagas bastante positivo depois de fecharem postos de trabalho no mês de julho.
A cidade de Varginha, que havia fechado o mês de julho com saldo negativo de 109 vagas, teve saldo positivo de 400 postos de trabalho no mês de agosto. No acumulado do ano, a cidade soma 1.649 vagas.
Movimento semelhante ocorreu em Poços de Caldas. Por lá, o saldo de vagas em agosto foi de 495, depois de um resultado muito ruim em julho, quando a cidade havia encerrado com saldo negativo de 456 postos. No acumulado do ano, o município soma 521 novas vagas geradas.
Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp
Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter