Aberta sem autorização, Via Faisqueira expõe racha entre Cel. Dimas e Rafael Simões

Previous
Next
Previous
Next

Política

Aberta sem autorização, Via Faisqueira expõe racha entre Cel. Dimas e Rafael Simões

Publicado

no dia

O que estava circunscrito às articulações e bastidores da política ganhou contornos públicos e bastante práticos neste sábado, 01, em Pouso Alegre (MG). O deputado federal e ex-prefeito Rafael Simões (União) gravou um vídeo, ao lado do deputado estadual Dr. Paulo (Patri), seguindo de carro pela Via Faisqueira , enquanto comemorava a conclusão da primeira etapa da obra (assista o vídeo abaixo).

Acontece que, segundo a Prefeitura, a primeira etapa das obras ainda não está concluída e a via só deve ser liberada ao público ao longo da próxima semana, “após a empresa Duro na Queda, responsável pelas obras, e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes garantirem que a mesma estará 100% segura”.

Mas o que levaria Rafael Simões a se antecipar à gestão do prefeito Cel. Dimas (PSDB) e fazer circular um vídeo com uma informação que seria contestada momentos depois pela Prefeitura? Aliás, até o fechamento desta matéria, não se sabe de onde partiu a autorização para liberação da via.

A explicação já é conhecida de quem acompanha os bastidores da política local: Simões e o atual prefeito iniciaram um processo de afastamento durante o processo eleitoral de 2022, quando Simões se elegeu deputado federal.

Desde então, um abismo surgiu entre os políticos que, outrora, protagonizaram uma longa parceria. Ela começou há mais de uma década, à frente da FUVS, mantenedora do Hospital Samuel Libânio e Univás, e os levou a dois mandatos à frente da Prefeitura de Pouso Alegre.

No primeiro (2017/2020), Cel. Dimas foi chefe de Gabinete de Simões; no segundo (2021/2024), foi seu vice e acabou assumindo a chefia do executivo municipal (em março de 2022) quando o então prefeito renunciou para buscar a vaga no Congresso Nacional.

As razões para a ruptura estariam relacionadas ao pouco empenho de Cel. Dimas na eleição de Simões, em 2022, e discordâncias crescentes quanto aos rumos tomados pela atual gestão.

Em meio à queda de braço dos políticos, Dimas promoveu uma ampla reforma administrativa na Prefeitura, redesenhando sua arquitetura e modificando atribuições de cargos chaves. Nomes emblemáticos do primeiro escalão da gestão Simões acabaram deixando a administração.

Articulações para as eleições de 2024

Por isso, o ato de Simões neste sábado pode até ser interpretado como o início de seu rompimento público com a gestão Dimas, num movimento político pensado e calculado.

Nos últimos meses, o político tem intensificado as articulações políticas no município, de olho nas eleições do próximo ano. Em um desses movimentos, tem se dedicado a filiar diversas pessoas ao seu partido, o União Brasil. Entre elas, figuras de peso na política local, como o ex-vereador pastor Ayrton Zorzi, bastante influente entre os evangélicos.

Nas agendas de filiação, a participação de um político se destaca: Leandro Morais (PSDB), atual presidente da Câmara de Vereadores. O parlamentar é cotado para receber o apoio de Simões para concorrer à Prefeitura em 2024, o que seria uma reviravolta e tanto para a política local, além de um racha importante no grupo político que detém a hegemonia da política local nos últimos anos.

Em vídeo, Simões fala em lealdade e gratidão

 

A Via Faisqueira foi o maior investimento único em infraestrutura da gestão Simões e será concluída pela administração de Cel. Dimas. Era de se esperar que os ex-aliados inaugurassem juntos a obra. Mas, além de não estarem juntos, no vídeo em que gravou neste sábado, Simões e Dr. Paulo falam diversas vezes em lealdade e gratidão, em uma provável indireta ao atual prefeito.

“Estou aqui com um grande amigo, um amigo leal. Um amigo de horas difíceis e horas felizes”, diz Simões ao abrir o vídeo, se referindo ao deputado Dr. Paulo. Lá pelas tantas, ele dispara: “E, aqui, nós queremos expressar um sentimento que poucos têm, mas que é extremamente importante, o sentimento da gratidão”, segue o político afirmando se sentir grato pelos mandatos a ele conferidos pela população.

Atrasos e aditivos na Via Faisqueira

O contrato para início da construção da Avenida Faisqueira foi assinado em julho de 2020 com a empresa Duro na Queda, no valor de R$ 19,6 milhões.

A previsão inicial era de que as obras seriam entregues em 2022. Mas, ao longo dos trabalhos, condições inesperadas de solo, chuvas recorrentes e a necessidade de aditivos para uma obra que saiu mais cara que o previsto atrasaram sua entrega.

Em abril, o prefeito Cel. Dimas chegou a afirmar que a primeira etapa das obras seria concluída na primeira quinzena de junho, mas ela deve ser entregue de fato na próxima semana.

Os méritos da obra são evidentes, mas ela acabou se tornando num dos principais pontos de pressão sobre a gestão Dimas.

Não é para menos. Os moradores esperam ansiosos por sua liberação. Ao ligar a região do Faisqueira e adjacências à BR-459, ela cria um novo acesso para cerca de 30 mil pessoas que têm como única opção de saída e entrada da região a estreita e irregular Rua Antônio Scodeler, que costuma virar um caos nos horários de pico e enfrentar enchentes em dias chuvosos.

O que nenhum morador poderia esperar é que o enorme avanço em infraestrutura para milhares de pessoas se converteria, também, em uma encruzilhada para a política local, há pouco mais de um ano das eleições municipais.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o grupo do R24


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Economia

Aeroporto de Pouso Alegre é liberado para receber voos noturnos

Publicado

no dia

Imagem: divulgação/Ascom/PMPA

O aeroporto de Pouso Alegre foi finalmente liberado para receber voos noturnos. O anúncio foi feito no final da tarde desta segunda-feira, 19, em comunicado da Prefeitura, que tentava a homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil desde 2022. O município classificou a liberação como ‘histórica’.

Com a liberação de voos noturnos, o município espera ampliar consideravelmente o movimento de pousos e decolagens no aeroporto municipal, escancarando as portas para o turismo de negócios, setor com grande potencial de desenvolvimento na cidade, que abriga um enorme parque industrial com saída para os principais centros de consumo do Brasil.

“Atualmente, o aeroporto de Pouso Alegre é utilizado para operações com aeronaves particulares, governamentais, empresariais e de emergência. O funcionamento regular do aeroporto é indispensável para questões de alta importância, como saúde e segurança pública. É comum a utilização do aeródromo para o transporte de órgãos vitais para transplantes, transferência de pacientes, operações de segurança pública e por empresários que levam emprego para centenas de famílias e movimentam a economia da nossa cidade”, avaliou o Prefeito Coronel Dimas no comunicado enviado pela assessoria da Prefeitura.

Revitalizado, aeroporto terá espaços privatizados

O aeroporto municipal de Pouso Alegre foi completamente revitalizado ao longo dos últimos dois anos. Com investimentos de cerca de R$ 4 milhões, foi feita a ampliação da sala vip, da torre de controle, a revitalização completa do prédio principal do aeroporto e a infraestrutura do pátio comum que será utilizado pelos hangares a serem construídos pela iniciativa privada, isso porque o aeródromo municipal terá parte de seus espaços privatizados.

A outra melhoria feita no aeroporto foi justamente o balizamento noturno, ação que foi concluída em 2022, ano em que foi dada a entrada no processo de homologação de voos noturnos pela empresa Jazz Engenharia Aeronáutica, contratada para tanto.

O aeroporto municipal de Pouso Alegre está em operação desde o final da década de 1950. Atualmente, ele é o principal terminal aéreo da região do Vale do Sapucaí, sendo referência para 50 localidades.

Sua última homologação foi publicada em 13 de setembro de 200o por meio da Portaria DAC nº 1274/SIE, do Comando da Aeronáutica. Em 2015, o município firmou um convênio com a União, que delegou a administração e operação do aeroporto à cidade pelo prazo de 35 anos.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Política

Audiências públicas vão discutir enchentes em Pouso Alegre

Publicado

no dia

Imagem: divulgação/CB

A população terá a chance de discutir e se posicionar a cerca de um problema histórico em Pouso Alegre, os alagamentos que atingem diversas partes da cidade. A primeira rodada de debates do Plano Municipal de Macrodrenagem ocorre entre os dias 26 de junho e 5 de julho com participação aberta aos moradores – confira o calendário de audiências ao final do texto.

> Siga o R24 no Instagram
> Acesse o canal do R24 no WhatsApp
> Acesse a Comunidade de WhatsApp do R24

As audiências serão conduzidas pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, pasta responsável por elaborar o plano, que tem como objetivo diagnosticar problemas existentes e propor soluções para reduzir os impactos das inundações na cidade.

Ao longo das discussões devem ser debatidos temas como os alagamento na região central da cidade, em bairros como o São Geraldo e o Yara, as obras em curso para enfrentar essas inundações, mas especialmente como a cidade vai se planejar para o futuro, seja a partir de grandes obras de drenagem ou de orientações para a expansão urbana em áreas críticas, como no caso da recente discussão em torno da possibilidade de liberação de empreendimento imobiliários ás margens da Via Faisqueira.

No informe que envio à imprensa, a Prefeitura estimulou a participação da comunidade, afirmando ser “fundamental para o sucesso deste projeto”. Com base na contribuição dos moradores, o município vai definir “as prioridades e soluções mais adequadas para enfrentar os desafios das inundações em Pouso Alegre”, conclui.

Confira abaixo os locais, dias e horários das audiências:

Quarta-feira, 26/06, às 19h: Escola Municipal Dom Otávio, bairro Ribeirão das Mortes.

Quinta-feira, 27/06, às 19h: Escola Municipal Sabina de Barros Mendonça, bairro Cervo.

Sexta-feira, 28/06, às 19h: Salão Paroquial da Igreja São Francisco, bairro Faisqueira.

Segunda-feira, 01/07, às 19h: Escola Municipal Pio XII, bairro Cidade Jardim.

Quarta-feira, 03/07, às 19h: Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), Centro.

Quinta-feira, 04/07, às 19h: SESI/SENAI, bairro São Geraldo.

Sexta-feira, 05/07, às 19h: Salão Paroquial da Igreja São José do Pantano, bairro Pantano.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Política

Pagina no Facebook da Prefeitura de Ouro Fino é invadida com posts eróticos

Publicado

no dia

Imagem: reprodução/Facebook

A página oficial da Prefeitura de Ouro Fino (MG) no Facebook foi invadida na madrugada de quarta-feira, 12, possivelmente por hackers.  Desde então, foram feitas pelo menos 24 postagens de conteúdo erótico na página.

> Siga o R24 no Instagram
> Acesse o canal do R24 no WhatsApp
> Acesse a Comunidade de WhatsApp do R24

A Prefeitura registrou um boletim de ocorrência, mas até o momento a página, que possui 23 mil seguidores, segue, aparentemente, sob o controle dos invasores. A Prefeitura decidiu, então, criar uma nova página no Facebook.

Invasão ocorreu na madrugada de quarta-feira

Imagem: reprodução

A primeira postagem foi feita às 2h02 da madrugada de quarta-feira, 12 e a mais recente às 14h44 desta sexta-feira, 14. Os posts mostram mulheres em poses sensuais, seminuas ou se despindo de peças íntimas.

Até o fechamento desta notícia, nenhum grupo hacker havia assumido o ataque.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Mais lidas