Estádios com lotação próxima de 20 mil torcedores não terão limitação; crianças de até 12 anos estão proibidas de acessar as arenas. Entrada de torcedores está condicionada à apresentação de cartão de vacinação, teste de PCR negativo ou laudo médico comprovando infecção nos últimos 30 dias
Com recordes sucessivos de casos de Covid-19 no estado, o governo de Minas e a Federação Mineira de Futebol (FMF) acordaram nesta quarta-feira, 19, o limite de até 20 mil torcedores nos estádios nas rodadas iniciais do Campeonato Mineiro, que começa na próxima terça, 25.
O anúncio foi feito após reunião na Secretaria de Estado de Saúde, entre o chefe da pasta, Fábio Baccheretti, e o presidente da FMF, Adriano Aro, que comunicou o acordado pelas redes sociais. Além da limitação de torcedores, a entrada de crianças de até 12 anos está proibida.
A limitação de público, no entanto, vale apenas para as arenas que têm lotação superior a 20 mil pessoas. Nos casos em que a lotação máxima é igual ou inferior ao limite estabelecido não haverá restrição, o que, na prática, libera lotação máxima nos estádios do interior. As medidas anunciadas hoje valem para as duas primeiras rodadas da competição.
Protocolos de entrada e permanência nos estádios
Para entrar nos estádios, os torcedores devem apresentar cartão de vacinação com duas doses, teste de PCR negativo para Covid-19 realizado até 72 horas antes do jogo ou até mesmo um laudo médico de infecção pelo coronavírus comprovando que a infecção tenha ocorrido nos últimos 30 dias. O uso de máscara é obrigatório.
As medidas acordadas entre governo de Minas e a FMF foram recebidas com críticas por infectologistas.
“É um absurdo se permitir 20 mil pessoas em um estádio com chances de se contaminar. Ainda mais em um cenário da ômicron é uma medida irresponsável”, alardeou ao jornal O Tempo o infectologista Geraldo Cunha Cury, da Faculdade de Medicina da UFMG.
Aro defendeu em seu pronunciamento que a eficácia das medidas a serem adotadas nas rodadas iniciais serão medidas pelas autoridades de saúde e cobrou consciência dos torcedores: “É importante que toda a população se conscientize para essas medidas. Essas primeiras duas rodadas servirão de referência para se estabelecer as medidas das rodadas seguintes. O que a Secretaria da Saúde pretende fazer é uma experiência, monitorando os casos ao longo desse período, bem como o comportamento dos torcedores nas partidas”.
Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram