Mary Helen entrou de ‘mula’ e podia não saber que levava drogas, diz advogado

Cotidiano

Mary Helen entrou de ‘mula’ e podia não saber que levava drogas, diz advogado

Publicado

no dia

Imagem: reprodução de redes sociais

A pouso-alegrense Mary Helen, presa por tráfico internacional de drogas na Tailândia, teria entrado no país asiático como ‘mula’ e provavelmente não sabia que transportava drogas. A avaliação é de Telemaco Marrace, advogado que assumiu a defesa de Mary nesta terça-feira, 22.

De acordo com ele, a jovem tem boas chances de conseguir o perdão da justiça tailandesa, apesar de o país ser bastante inflexível em seu sistema legal. Segundo ele, de 15 presos por tráfico na Tailândia em 2020, oito obtiveram o perdão.

“A aplicação da lei na Tailândia depende muito da quantidade e natureza das drogas. Dependendo do caso pode ser aplicada pena de morte. Os advogados brasileiros têm que ter muito jogo de cintura e atuar conjuntamente com advogados tailandeses”, disse ao portal G1 o advogado, que integra de uma rede com atuação em todo o mundo em casos de tráfico internacional.

Passo a passo da defesa

Marrace, que conta com o apoio de duas advogadas de Pouso Alegre, explicou que sua primeira medida será contatar correspondentes na Tailândia para saber do estado físico e mental de Mary. “Precisamos saber em que prisão ela se encontra e se estão respeitando a dignidade dela”, apontou.

Já como parte da defesa que será montada ele pedirá à irmã da jovem, Mariana Coelho, que junte documentos que comprovem sua idoneidade, como certidões de antecedentes negativos de envolvimento com o crime.

A defesa da brasileira vai se concentrar em evitar as penas mais duras previstas para o caso, a pena de morte e a prisão perpétua. Vencida esta etapa, o próximo passo será conseguir que ela cumpra a pena no Brasil.

Como é feito o aliciamento de jovens para o tráfico internacional

Também ao portal G1, o advogado, acostumado a lidar com casos como o de Mary deu detalhes de como jovens como ela são aliciadas para o tráfico internacional e como, muitas vezes, sequer sabem que estão transportando drogas.

Segundo ele, os alvos dos traficantes “são aliciados pelos emissários dos grandes traficantes que ficam em ‘baladas’. Uma outra estratégia que utilizam é o chamado ‘Angel’, que funciona da seguinte forma: o emissário do traficante cria perfis no Tinder, Instagram e Facebook… É o ‘cara’. Jogam a isca e simulam uma paixão…Daí as garotas são convidadas para uma viagem internacional e eles enchem a mala com drogas no fundo falso. Muitas vezes as ‘gurias’ entram numa ‘fria’ e realmente são inocentes. E com os rapazes, a promessa é de vida boa…Carros, riqueza etc”, discorre.

Relembre o caso

Mary Helen e um outro brasileiro foram presos com 9 quilos de cocaína, encontrada por funcionários do aeroporto de Bangkok em um compartimento oculto das três malas que a dupla transportava.

Mary e o homem de 27 anos partiram do aeroporto de Curitiba (PR) e desembarcaram em Bangkok por volta das 7h do dia 14 de fevereiro. Poucas horas depois, as autoridades tailandesas prenderam mais um brasileiro tentando entrar com cocaína no país. Desta vez se tratava de um jovem de 24 anos, morador de Apucarana, no norte do Paraná. Ele portava 6,5 quilos da droga.

Embora não soubessem afirmar se os três se conheciam, as autoridades tailandesas divulgaram o total de drogas apreendidas com os três, 15,5 quilos, e seu valor aproximado de mercado, R$ 7,5 milhões.

Mariana Coelho, de 27 anos, irmã mais velha de Mary, disse ao R24 que não sabia da viagem para a Tailândia, sabia apenas que ela iria para Curitiba. Ela soube da prisão de Mary na madrugada de domingo para segunda-feira, quando recebeu fotos de Mary já presa.

Ainda segundo ela, a família nunca teve notícia sobre o envolvimento de Mary com o tráfico de drogas. Para ela, uma das hipóteses é que a jovem possa ter sido enganada.


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram

Cotidiano

Chuvas intensas devem continuar em Pouso Alegre e região nos próximos dias

Publicado

no dia

Previsão é de dias mais chuvosos em Pouso Alegre | Foto: Luana Oliveira

As fortes chuvas que têm causando estragos em Pouso Alegre e região devem continuar nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mantém a cidade e seu entorno sob alerta de chuvas intensas para as próximas horas e prevê que o acúmulo de umidade deve favorecer o tempo chuvoso na primeira semana de dezembro.

Para as próximas horas, o alerta, que se iniciou às 11h desta terça-feira, 29, e segue até as 10h de amanhã, prevê ‘perigo potencial’ com precipitações que podem chegar a 50 mm por dia, além de ventos que podem atingir até 60 quilômetros por hora.

O alerta prevê baixo risco de eventos críticos gerados pelas chuvas, aos menos nas próximas horas, como corte de energia e queda de árvores.

Já para a próxima semana, a expectativa é que “um canal de umidade pode favorecer grandes acumulados de chuva”. No Sul de Minas, o acúmulo pode chegar a 80 mm.

Estragos

Ao longo dos últimos dias, as chuvas provocaram estragos em Pouso Alegre e região. No município, alguns bairros chegaram a ficar cobertos pelo gelo da chuva de granizo que caiu no sábado (26). Em Piranguinho, no final da noite de ontem (28), a ponte que passa sobre o Rio Sapucaí, no distrito de Olegário Maciel, desmoronou.

Também nesta segunda-feira, mas durante à tarde, ruas e outros pontos da cidade de São Gonçalo do Sapucaí ficaram alagados, assim como trechos da Fernão Dias, na altura da cidade de Extrema.


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Cotidiano

‘Casa Encantada de Noel’ será inaugurada na quinta-feira, em Pouso Alegre

Publicado

no dia

Casa Encantada de Noel será aberta ao público nesta quinta-feira, 01 | Imagem: divulgação

Espaço foi construído a partir de uma parceria entre Prefeitura, Acipa e empresas. Espaços como sala de cartas do Papai Noel, quarto de brinquedos, sala de estar e cozinha foram projetados por 11 engenheiros 

A Prefeitura de Pouso Alegre anunciou para a próxima quinta-feira, 01, a inauguração oficial da ‘Casa Encantada de Noel’. O evento de lançamento do espaço está previsto para as 19h e faz parte das atrações da campanha natalina intitulada de “Mar de Luzes”, promovida pela município.

Este ano, a casa do bom velhinho está com novo endereço: a Casa da Cultura Menotti Del Picchia, antiga Estação Ferroviária, que fica no cruzamento das avenidas Dr. Lisboa com a Vicente Simões.

De acordo com o município, a atração é fruto da parceria da Prefeitura com a Associação do Comércio e Indústria, a Acipa, a loja Karech, Suri Metais e MG Ambiental.

O espaço

O espaço conta com diversos cenários que remetem aos ambientes da casa do Papai Noel. “O objetivo é trazer encantamento, alegria e aconchego do Natal a todos os visitantes de Pouso Alegre e região. Convidamos diversos arquitetos de Pouso Alegre para compor esses espaços temáticos, transformando-os com muitas cores, vida e alegria”, ressalta Ana Denise Ribeiro de Faria, empresária proprietária da Karech.

A Casa Encantada de Noel ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 23h. O ingresso para entrada será um quilo de alimento não perecível que será destinado a Casa São Rafael, ao Projeto Social Cidade Jardim – PROSCIDJAR e ao Clube do Menor.

A construção do espaço

Os diversos espaços que compõe a Casa de Noel foram projetados por 11 profissionais. Um deles é Letícia Morais, que ficou responsável pela ambientação da sala de estar. “Criamos um ambiente aconchegante, que traga a alegria e o encantamento que se espera de um momento mágico que é o Natal. Fico muito feliz e grata pelo convite de participar de um evento lindo como este, que vai proporcionar alegria para tantas famílias e ainda embelezar as festividades de final de ano de nossa cidade”, ressalta.

Já a engenheira Maria Aparecida Longuinho Rennó recebeu a missão de criar o Jardim Encantado juntamente com a paisagista Tatiana de Toledo Carneiro. “Criar um jardim é algo que executo com amor. Ver e sentir como a natureza é prefeita. A importância deste projeto louvável é ajudar as pessoas menos favorecidas e levar a elas magia e esperança”, frisa Maria Aparecida.

A criação do quarto do Papai Noel foi executada por Anny Ferreira Garcia. “Nós só temos que agradecer em fazer parte de um projeto tão lindo como esse, que irá alegrar muitas crianças nessa época tão mágica do ano. Hoje como mãe, acredito que o fato de ser algo encantador para os pequenos foi meu norteador. Algo que me motivou muito a fazer parte desse evento é pensar que meu filho daqui uns anos irá aproveitar momentos como esse e levar para vida”.

As profissionais Isabela Amaral e Lívia Biaso ficaram responsáveis pela confecção do banheiro. “O intuito foi trazer uma ambientação bem lúdica, com cores tradicionais natalinas bem fortes e presentes no projeto. Um ambiente que fosse acolhedor, divertido e que representasse esse banheiro como se realmente ele fosse usado pelo Papai Noel e Mamãe Noel. Acima de tudo, o mais importante é poder colaborar com o evento que tem intuito beneficente”, pontua Amaral.

O engenheiro Harley Vix foi o idealizador da sala de cartas de Noel e disse que “é importante doarmos nossos serviços a favor de causas tão especiais! A Casa Encantada de Noel é um momento de agradecer o ano e ajudar na busca da felicidade dos cidadãos pouso-alegrenses!”.

E a cozinha do Papai Noel ficou a cargo da engenheira Monique Alves Huhn. Ela ressalta que “montar a cozinha do Papai Noel foi algo mágico. Buscamos inspiração no ‘olhar da criança’, tentar enxergar o mundo com magia e fantasia. Isso nos permite imaginar possibilidades e acreditar que somos capazes de agir e realizar. Ver o sorriso de uma criança foi o que nos motivou a entrar no projeto! Que nunca se apague esta magia do Natal!”.

“A importância do projeto é não perdermos o encanto do Natal. Passarmos para as crianças e também os adultos a magia, as luzes, as surpresas e sentimentos positivos que só o Natal é capaz de transmitir. E tal sentimento vem por meio do nosso ‘bom velhinho’, com aquele saco carregado de brinquedos, não há quem não abra aquele sorriso!! Foi essa a nossa ideia ao projetar esse ambiente”, explica a engenheira Simone Fonseca que, juntamente com as profissionais Valéria Abate, Tânia Malaquias e Cristiane Salgado, desenvolveram o quarto de brinquedos do Papai Noel.

A engenheira Manoela Abrahão disse que “é um projeto de amor que traz encantamento para as crianças, principalmente para aquelas que carecem de maior contato com esse mundo lúdico. Tem como função social também a ideia de mobilizar a comunidade para contribuir e pensar no outro”.


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Cotidiano

Ponte desaba sobre Rio Sapucaí, em distrito de Piranguinho

Publicado

no dia

Ponte sobre o Rio Sapucaí desmoronou na noite de ontem | Foto: montagem/divulgação

A ponte que passa sobre o Rio Sapucaí, no distrito de Olegário Maciel, em Piranguinho (MG), desabou no final da noite desta segunda-feira, 28.

Parte da estrutura da ponte já apresentava problemas, o que manteve a travessia proibida para veículos acima de 5 toneladas desde setembro. A avaliação da Prefeitura de Piranguinho é que as chuvas dos últimos dias agravaram o problema estrutural, provocando a queda definitiva da ponte.

Não há informações sobre vítimas durante o desabamento, já que os moradores da região haviam identificado o risco iminente.

A travessia no local era feita pelas comunidades rurais do entorno, servindo principalmente para o trafego em direção às cidades de Piranguinho, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí e São José do Alegre.

A BR-459 e a MG-347 são indicadas como acessos alternativos para os moradores da região. Ainda não há previsão de obras de recuperação para a ponte.

Ponte desabou no final da noite desta segunda, 28 | Foto: reprodução


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Mais lidas