Mary Helen entrou de ‘mula’ e podia não saber que levava drogas, diz advogado

Cotidiano

Mary Helen entrou de ‘mula’ e podia não saber que levava drogas, diz advogado

Publicado

no dia

Imagem: reprodução de redes sociais

A pouso-alegrense Mary Helen, presa por tráfico internacional de drogas na Tailândia, teria entrado no país asiático como ‘mula’ e provavelmente não sabia que transportava drogas. A avaliação é de Telemaco Marrace, advogado que assumiu a defesa de Mary nesta terça-feira, 22.

De acordo com ele, a jovem tem boas chances de conseguir o perdão da justiça tailandesa, apesar de o país ser bastante inflexível em seu sistema legal. Segundo ele, de 15 presos por tráfico na Tailândia em 2020, oito obtiveram o perdão.

“A aplicação da lei na Tailândia depende muito da quantidade e natureza das drogas. Dependendo do caso pode ser aplicada pena de morte. Os advogados brasileiros têm que ter muito jogo de cintura e atuar conjuntamente com advogados tailandeses”, disse ao portal G1 o advogado, que integra de uma rede com atuação em todo o mundo em casos de tráfico internacional.

Passo a passo da defesa

Marrace, que conta com o apoio de duas advogadas de Pouso Alegre, explicou que sua primeira medida será contatar correspondentes na Tailândia para saber do estado físico e mental de Mary. “Precisamos saber em que prisão ela se encontra e se estão respeitando a dignidade dela”, apontou.

Já como parte da defesa que será montada ele pedirá à irmã da jovem, Mariana Coelho, que junte documentos que comprovem sua idoneidade, como certidões de antecedentes negativos de envolvimento com o crime.

A defesa da brasileira vai se concentrar em evitar as penas mais duras previstas para o caso, a pena de morte e a prisão perpétua. Vencida esta etapa, o próximo passo será conseguir que ela cumpra a pena no Brasil.

Como é feito o aliciamento de jovens para o tráfico internacional

Também ao portal G1, o advogado, acostumado a lidar com casos como o de Mary deu detalhes de como jovens como ela são aliciadas para o tráfico internacional e como, muitas vezes, sequer sabem que estão transportando drogas.

Segundo ele, os alvos dos traficantes “são aliciados pelos emissários dos grandes traficantes que ficam em ‘baladas’. Uma outra estratégia que utilizam é o chamado ‘Angel’, que funciona da seguinte forma: o emissário do traficante cria perfis no Tinder, Instagram e Facebook… É o ‘cara’. Jogam a isca e simulam uma paixão…Daí as garotas são convidadas para uma viagem internacional e eles enchem a mala com drogas no fundo falso. Muitas vezes as ‘gurias’ entram numa ‘fria’ e realmente são inocentes. E com os rapazes, a promessa é de vida boa…Carros, riqueza etc”, discorre.

Relembre o caso

Mary Helen e um outro brasileiro foram presos com 9 quilos de cocaína, encontrada por funcionários do aeroporto de Bangkok em um compartimento oculto das três malas que a dupla transportava.

Mary e o homem de 27 anos partiram do aeroporto de Curitiba (PR) e desembarcaram em Bangkok por volta das 7h do dia 14 de fevereiro. Poucas horas depois, as autoridades tailandesas prenderam mais um brasileiro tentando entrar com cocaína no país. Desta vez se tratava de um jovem de 24 anos, morador de Apucarana, no norte do Paraná. Ele portava 6,5 quilos da droga.

Embora não soubessem afirmar se os três se conheciam, as autoridades tailandesas divulgaram o total de drogas apreendidas com os três, 15,5 quilos, e seu valor aproximado de mercado, R$ 7,5 milhões.

Mariana Coelho, de 27 anos, irmã mais velha de Mary, disse ao R24 que não sabia da viagem para a Tailândia, sabia apenas que ela iria para Curitiba. Ela soube da prisão de Mary na madrugada de domingo para segunda-feira, quando recebeu fotos de Mary já presa.

Ainda segundo ela, a família nunca teve notícia sobre o envolvimento de Mary com o tráfico de drogas. Para ela, uma das hipóteses é que a jovem possa ter sido enganada.


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram

Cotidiano

Irmãos são presos com mais de 100 porções de droga no São João

Publicado

no dia

Foto: divulgação/PM

Dois irmãos, um jovem de 21 anos e uma jovem de 20, foram presos por suspeita de tráfico de drogas no bairro São João, em Pouso Alegre, na noite desta segunda, 02.

> Siga o R24 no Instagram
> Acesse o canal do R24 no WhatsApp

A Polícia Militar chegou até eles durante uma operação realizada no bairro. Segundo o informe da PM, o jovem de 21 anos foi o primeiro a ser abordado. Os policiais se aproximaram dele já suspeitando que ele estivesse traficando. O jovem tentou fugir, mas acabou alcançado.

Com ele, os policiais teriam localizado duas buchas de substância análoga a maconha. Ainda de acordo com a PM, o jovem confessou que estava traficando.

Depois de deter o jovem, os policiais seguiram para a casa dele. Na residência foram encontradas “mais substâncias análogas a drogas ilícitas, todas prontas para o comércio”, segundo registra o informe da PM.

Os policiais ainda foram até o quarto da irmã do jovem, onde encontraram mais nove papelotes contendo substâncias análogas à cocaína.

No balanço da ação, os PMs encontraram com os irmãos 30 pinos e 9 papelotes de substância análoga a cocaína; 13 buchas de substância análoga a maconha; 59 pedras de substância análoga a crack e 3 celulares.

Os irmãos foram presos em flagrante e levados para a delegacia de Polícia Civil.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Cotidiano

Dois ficam feridos em batida seguida de capotamento na MG-290 em Pouso Alegre

Publicado

no dia

Imagem: divulgação/ PMRv

Duas pessoas ficaram feridas em uma batida seguida de capotamento na MG-290, já no trecho urbano de Pouso Alegre.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), um veículo Renault Sandero seguia sentido Pouso Alegre quando atingiu a traseira de VW Nivus, que acabara de estacionar no acostamento. Com o choque, o Renault capotou.

Ambos os condutores tiveram sofreram ferimentos leves e foram levados para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).

O condutor do Nivus disse à polícia que “parou no acostamento na porta do seu trabalho para ouvir uma oração”. O veículo dele acabou removido pela PMRv por falta de licenciamento. Já o Sandero foi liberado e rebocado pelo proprietário.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Cotidiano

Vídeo: briga de bar em Conceição dos Ouros termina em morte

Publicado

no dia

Imagem: reprodução de câmeras de segurança

Uma briga de bar terminou em morte na cidade de Conceição dos Ouros, no Sul de Minas, na noite de sábado, 30. Um homem que ameaçava outras pessoas com uma faca foi atingido por uma mesa, caiu no chão e acabou morrendo depois dar entrada no hospital da cidade. A mesa que o atingiu foi usada por um homem de 26 anos, que alegou estar tentando desarmá-lo para proteger a si e às outras pessoas.

A briga foi registrada por câmeras de segurança. Um dos vídeos, gravados ainda dentro do bar, registra o momento em que a vítima, Sidney da Silva Ferreira, de 43 anos, inicia uma discussão com uma pessoa que está sentada no balcão. O dono do bar é o primeiro a intervir. Ele tenta segurar a mão de Sidney, temendo que ele fosse agredir o outro rapaz, que não esboçava maiores reações.

Sidney segura uma lata de cerveja nas mãos e aparenta sinais de embriaguez. Como ele fica mais agitado, outras pessoas aparecem para afastá-lo da discussão. Um homem o empurra, outro lhe dá uma gravata, enquanto Sidney tenta avançar. Depois do princípio de confusão, Sidney é levado pelos homens para fora do bar e deixa o local.

Nesse momento, de acordo com os relatos de testemunhas registrado no Boletim de Ocorrência, Sidney teria ido até sua casa e de lá teria voltado armado com uma faca.

Imagens de outra câmeras de segurança, mostra o momento em que Sidney retorna ao local. O bar parece estar sendo fechado. Há um movimento de saída das pessoas do estabelecimento. Com a faca em punho, Sidney se aproxima e ameaça uma primeira pessoa, que corre. Um homem de boné arremessa algo contra Sidney, que não é atingido.

Na sequência, um homem parece tentar conversar com Sidney, que de novo ameaça golpear com a faca. Uma outra pessoa tira o homem de perto. É nesse momento que o homem de 26 anos pega uma das mesas do bar e se aproxima de Sidney.

Primeiro, ele usa a mesa como escudo quando Sidney ameaça um golpe. Depois, avança e bate a mesa contra o braço em que Sidney segurava a faca. Sidney cai sob o solo aparentemente já desacordado.

Ele foi levado para o hospital local, mas não resistiu aos ferimentos. O médico de plantão relatou aos policiais que ele morreu com parada cardíaca e insuficiência respiratória aguda.

No informe da Polícia Militar, consta que o jovem foi preso em flagrante por lesão corporal seguida de morte, condição que foi ratificada pela Polícia Civil em Pouso Alegre, onde ele foi mandado para o presídio local.

O R24 tentou contato com o autor, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem. Caso ocorra o contato, as informações serão incluídas no texto.

Briga ocorreu em bar de vereador

A briga se deu no bar do vereador por Conceição dos Ouros Bruno Eduardo Viana (MDB). Ele não quis se pronunciar a respeito dos fatos, mas contou ao R24 que fechou o bar assim quando percebeu que a situação poderia ficar mais tensa. “Quando fiquei sabendo que ele estava voltando, já comecei a fechar o bar, já imaginava que ele podia ter buscar algo”, afirmou.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Mais lidas