® 2021 Rede Moinho 24 • Notícias de Pouso Alegre e região •

Cotidiano

Idoso fere PM com facão e morre em troca de tiros com policiais em Borda da Mata

Publicado

no dia

Policial ferido e idoso foram levados para o Pronto Socorro de Borda da Mata. Idoso chegou morto à unidade de saúde e policial foi transferido para o HCSL, em Pouso Alegre | Imagem: divulgação

Um idoso de 68 anos morreu após um confronto com quatro policiais militares na porta de sua casa, na noite desta quarta-feira, 13, na zona rural de Borda da Mata, no Sul de Minas. Ele teria ferido gravemente um dos PMs, de 33 anos, com um facão. Na sequência, após disparar contra os PMs, foi baleado e morto na troca de tiros.

O desfecho violento para o caso começou a tomar forma após um vizinho do idoso acionar a PM de Borda da Mata. Segundo ele, o homem de 68 anos, identificado como Cezar Lino da Silva, mostrou duas armas pra ele depois de uma desavença banal: um boi teria rompido os limites de sua propriedade.

Quatro policiais seguiram para a residência do idoso, um homem divorciado que mora sozinho, a fim de apurar a denúncia e averiguar se havia alguma irregularidade. O idoso atendeu os policiais, mas se irritou assim que soube da denúncia do vizinho.

“O autor alterou seu estado emocional, ficou irritado, disse que não teria feito nada, retornou para dentro do imóvel e deixou a porta entreaberta. Um dos militares estava próximo a porta de entrada verbalizando com autor e foi surpreendido pelo autor que de posse de um facão, desferiu dois golpes contra o militar, acertando-lhe na cabeça e o joelho direito”, relata o informe da PM.

De acordo com a PM, os golpes resultaram em lesões graves e grande perda de sangue. O policial foi retirado de frente da porta.

O idoso, então, passou a atirar de dentro da casa em direção à porta e à janela, onde os policiais estavam. Ainda segundo a corporação, foi feita uma nova tentativa de diálogo para cessar os tiros, sem sucesso. A partir daí, os PMs reagiram e também passaram a atirar contra o idoso.

“Em determinado momento, o indivíduo abriu a janela e efetuou disparos em direção aos militares e novamente os militares efetuaram disparos em direção ao autor. Após isso, os disparos cessaram. Portanto, os policiais adentraram na residência e verificaram que o autor estava caído ao solo com lesão, mas apresentava sinais vitais”, prossegue o informe da PM.

O idoso e o policial ferido foram levados para o Pronto Socorro de Borda da Mata. O idoso chegou à unidade de saúde já sem vida. Já o policial precisou ser transferido para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, por conta dos ferimentos graves. O R24 apurou que, apesar das lesões, ele está fora de perigo.

Ainda segundo a PM, o corpo do idoso foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Pouso Alegre. Segundo a corporação, ele apresentava “ferimentos provenientes de arma de fogo na região do tórax e abdômen”.

O Comando do 20º Batalhão de Pouso Alegre, que tem jurisdição sobre o destacamento de Borda da Mata, informou também “está adotando todos os procedimentos de Polícia Judiciária Militar que o caso requer.”

 

Correção: quatro policiais foram até a casa do idoso apurar a denúncia feita pelos vizinhos e não dois como informava anteriormente o texto. A informação já foi corrigida.

 


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram

Cotidiano

Sem Bloco do Urso: Prefeitura de Santa Rita cancela réveillon e carnaval

Publicado

no dia

A Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, publicou nesta quarta-feira, 01, um decreto que cancela o o réveillon e o carnaval de 2022 na cidade. Com isso, o evento do Bloco do Urso, uma das festas privadas de carnaval mais tradicionais da região, não poderá acontecer na cidade.

A organização do Bloco do Urso iniciaria hoje a venda do primeiro lote de ingressos. Nas redes sociais, o grupo anunciou o cancelamento da festa com a proibição do carnaval de 2022:

Boatos sobre o cancelamento da festa já circulavam nos últimos dias. Ontem, o R24 desmentiu um deles, que afirmava que o carnaval já havia sido cancelado, o que só ocorreu nesta quarta com a publicação do decreto.

Com isso, sobe para 49 o número de cidades do Sul de Minas que cancelaram eventos de réveillon ou Carnaval.

> Confira a íntegra do documento


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram

Continuar lendo

Cotidiano

É falso que carnaval e Bloco do Urso foram cancelados em Santa Rita do Sapucaí

Publicado

no dia

Imagem: divulgação/Bloco do Urso

É falsa a informação que circula nas redes sociais afirmando que o carnaval 2022 em Santa Rita do Sapucaí e, por conseguinte, o evento do Bloco do Urso foram cancelados.

Um áudio atribuído a um vereador acompanhado das frases ‘Carnaval Cancelado’ e ‘Bloco do Urso’ dão a entender que a festa foi cancelada na cidade. No áudio, um homem que diz ser vereador afirma que o prefeito ouviu seus apelos e emitiria um decreto, cancelando o festa. Viral, as mensagens foram marcadas pelo WhatsApp com o selo ‘encaminhada com frequência’.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí afirmou ao R24 que está acompanhando a evolução da pandemia e se cercando de especialistas para tomar uma decisão caso julgue necessário, mas que ainda não está previsto decreto de proibição para a festa.

> Após boatos de cancelamento, Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí cancela oficialmente o réveillon e carnaval

Em suas redes sociais, os organizadores do Bloco do Urso, uma das festas de carnaval mais tradicionais do Sul de Minas, seguem com a divulgação para o evento de 2022. As vendas do primeiro lote de ingressos começam nesta quarta-feira, 1º.

Entre as principais atrações do bloco para o próximo ano estão Cláudia Leite, Wesley Safadão, Maiara e Maraísa, Zé Neto e Cristiano, Alok, entre outros.

Ao menos 36 cidades do Sul de Minas já cancelaram as festas de réveillon ou Carnaval

Subiu para 36 o número de cidades que anunciaram o cancelamento das festas de réveillon e Carnaval por temor de uma nova onda da Covid-19. Nos últimos dias, passaram a integrar o grupo as cidades de Extrema, Itamonte, Itanhandu e Passa Quatro.

Confira a lista de outras 32 cidades da região que já anunciaram o cancelamento:

Cidade
Arceburgo
Areado
Bandeira do Sul
Bom Jesus da Penha
Borda da Mata
Botelhos
Brazópolis
Campestre
Cabo Verde
Cachoeira de Minas
Cambuí
Conceição da Aparecida
Conceição dos Ouros
Córrego do Bom Jesus
Cristais
Guaranésia
Guaxupé
Itamogi
Itapeva
Jacuí
Jacutinga
Juruaia
Gonçalves
Monte Belo
Monte Santo de Minas
Muzambinho
Nova Resende
Paraisópolis
Poços de Caldas
São Pedro da União
Sapucaí-mirim
Varginha

 


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram

Continuar lendo

Cotidiano

Policiais se arriscam e impedem tentativa de suicídio de idoso de 62 anos

Publicado

no dia

Policiais militares de Itajubá, no Sul de Minas, se arriscaram para salvar a vida de um idoso de 62 anos que ameaçava atear fogo no próprio corpo na tarde deste domingo, 28.

Para impedir que o ato fosse consumado, eles tiveram que entrar em uma residência que estava sob risco de explosão. O gás de cozinha estava ligado, havia gasolina espalhada pela casa e o idoso já começava a incendiar um dos cômodos.

A ocorrência

Os policiais foram acionados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu,  para atender uma ocorrência de tentativa de suicídio. O caso era para lá de delicado. Um idoso de 62 anos, que enfrentava problemas de ordem pessoal, ameaçava atear fogo em seu próprio corpo. Para isso, ele já havia espalhado cinco litros de gasolina pelos cômodos de sua casa e sobre o próprio corpo.

Enquanto aguardavam a chegada do Corpo de Bombeiros, os policiais iniciaram uma conversa com o idosos, tentando demovê-lo da ideia. O diálogo foi encerrado subitamente, quando os PMs perceberam que o idosos já havia colocado fogo em um pedaço de tecido.

A reação dos policiais foi rápida. Eles entraram na casa e retiraram o idoso do local, apesar de grande resistência. Os policiais ainda apagaram um princípio de incêndio, mas eles não tinham ideia de que a tragédia poderia ter sido ainda maior. Além da gasolina espalhada pela casa, o idoso havia deixado o registro do gás aberto. Um pouco mais e o local poderia ter explodido.

Com a situação totalmente controlada, o idoso foi encaminhado para o Hospital das Clínicas de Itajubá.

 


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram

Continuar lendo

Mais lidas