® 2021 Rede Moinho 24 • Notícias de Pouso Alegre e região •

Cotidiano

Gerente da Planalto morre por complicações da Covid-19 em Pouso Alegre

Publicado

no dia

Ivan Monteito, gerente da Expresso Planalto, concessionária do serviço de transporte público em Pouso Alegre, faleceu neste domingo, 13, por complicações da Covid-19.

O gestor tinha 57 anos e já tinha passado pelo período de isolamento após desenvolver a versão leve da doença e apresentado alguns sintomas de menor gravidade.

Mas, na manhã de hoje, ele se sentiu mal e precisou ser socorrido pelo Samu. Ivan acabou não resistindo e faleceu ao dar entrada no hospital.

Natural de Paracatu (MG), Ivan morava em Pouso Alegre há apenas dois anos. Ele veio para a cidade em 2019 para gerir a operação da empresa de ônibus na cidade, quando a Planalto ganhou a licitação para prestar o serviço de transporte público.

Ainda não há uma posição pública da Expresso Planalto sobre a morte do gestor.

Mortes por Covid-19 mais que dobraram na última semana

As mortes por Covid-19 mais que dobraram na última semana em Pouso Alegre. Ao todo, o município confirmou 17 óbitos atribuídos à doença. Nos sete dias anteriores haviam sido oito.

Já a transmissão da doença desacelerou no período, com redução de 21,1%. Na semana atual, foram confirmadas 686 novas infecções, na anterior haviam sido 870.

> Confira a análise semanal da pandemia no município feita pelo R24.

 


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais: Facebook | Youtube | Instagram Grupo de WhatsApp

Cotidiano

Defesa Civil de Pouso Alegre emite alerta de frio e recomenda cuidados à população

Publicado

no dia

Órgão de proteção pede cuidados com fogueiras e atenção especial com crianças e idosos. Prefeitura diz que Secretaria de Políticas Sociais vai intensificar abordagem social no período. Sistema nacional de meteorologia prevê queda de temperatura a partir de quarta-feira

A Defesa Civil de Pouso Alegre emitiu um alerta de frio intenso no final da manhã desta segunda-feira, 26. O comunicado aponta para a projeção feita pelo Sistema Nacional de Meteorologia (INMET, CPTEC e SIPAM), que prevê queda de temperatura a partir de quarta-feira, 28.

“A população deve ficar em alerta a partir da próxima quarta-feira (28), devido à chegada de uma intensa massa de ar frio que deverá avançar pela Região Sul do Brasil e atingir a nossa região”, ressalta o comunicado.

O órgão lista uma série de cuidados e pede aos moradores que não sejam feitas fogueiras, por conta do clima seco e da possibilidade de queimadas. Pede-se atenção especial às pessoas mais vulneráveis, “como idosos, crianças e aquelas em situação de rua”. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone: (35) 3449-4317.

Pessoas em situação de rua

De acordo com a Prefeitura, por conta do frio, a Secretaria de Políticas Sociais vai intensificar a abordagem social para encaminhar as pessoas em situação de rua até o CEMAPA (antigo albergue). “Caso haja a recusa dos serviços, essas pessoas receberão cobertores e luvas”, informa o município.

“A nossa preocupação é para que essas pessoas em vulnerabilidade não sofram com esse frio intenso. Todos os dias são ofertados café da manhã, almoço, jantar e local para passarem a noite. Mas, infelizmente por vezes há recusa dos serviços disponíveis, e devido a esse frio intenso que novamente se aproxima, a secretaria dará sequência à entrega de uma quantidade de cobertores e luvas para essas pessoas”, disse o Secretário de Políticas Sociais Eyder Lambert.

A orientação do município para os moradores é que, ao se deparar com uma pessoa em situação de rua, faça contato com o Centro POP ou CEMAPA para que possam ser auxiliadas.

Telefones para abordagem:

  • Centro POP: (35) 3423-3550 ou (35) 3449-4252;
  • CEMAPA: (35) 3449-4098 ou (35) 99714-7610.

 


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais: Facebook | Youtube | Instagram Grupo de WhatsApp

Continuar lendo

Cotidiano

Frio do século? Temperatura deve cair a partir de quarta-feira em Pouso Alegre

Publicado

no dia

Instituto de meteorologia privado prevê  frio do século, com direito a neve no extremo sul do país. No sul de Minas, a frente fria chega forte no meio da semana. Inmet faz alerta de queda de temperatura, mas tem previsão mais conservadora

Um instituto privado, a MetSul Meteorologia, alarmou os brasileiros neste fim de semana ao prever para os próximos dias o frio mais intenso do século no Brasil, com direito a neve e sensação de -25° no extremo sul do país.

> Defesa Civil alerta para frio intenso e pede cuidados com crianças, idosos e pessoas em situação de rua

E aí? Seria a hora de pensar em uma estratégia de vida ou morte contra esse frio todo? O R24 buscou os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, e outros institutos meteorológicos e, se é possível fazer alguma previsão, a verdade é que vem frio intenso por aí a partir da madrugada de quarta para quinta-feira. Agora, se será a pior onda de friagem do século, a conferir, mas não é o que está previsto pelos institutos.

De acordo com Inmet, em Pouso Alegre as temperaturas começam a cair de forma mais acentuada a partir de quinta-feira, quando a mínima prevista para o município é 0°. Se de fato se confirmar, vale a lembrança de que no dia 1º de julho o frio foi maior, além de registros de geada, alguns pontos da cidade tiveram registro de temperatura negativa.

De qualquer modo, o Inmet já emitiu um ‘alerta laranja’ para o declínio de temperatura. O aviso prevê que os termômetros começam a registrar frio mais intenso a partir do meio dia de quarta-feira, 28. A condição segue até a meia-noite de quinta-feira, 29.

Previsão parecida vem do Climatempo, que projeta a queda de temperatura para a quinta-feira, quando a mínima em torno dos 10° registrada nos últimos dias recua para 8°. Na sexta, ela atinge 3°.

 

De onde vem esse frio todo?

Esse frio todo, de acordo com Climatempo, vem de uma frente fria que avança pelo sul do país enquanto você lê essa matéria.

“Até meados da próxima semana [a frente fria] consegue alcançar a faixa leste do Sudeste, o que inclui a Região Metropolitana de São Paulo e litoral paulista, sul de Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo”, projeta o instituto.

Até o final de semana, a frente fria vai embora e adeus casacos extras, certo? Errado. “Após a passagem do sistema, uma nova massa de ar de origem polar vai entrar na retaguarda e derrubar as temperaturas ao longo do fim do mês”, aponta o Clima Tempo.

Para fins de estatísticas, convém esperar o meio de semana e ver que frio é esse. De resto, é bom se preparar, vale ainda aquele calor de solidariedade para quem puder ajudar e um olhar especial do poder público para abrigar os que estão ao relento.

 


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais: Facebook | Youtube | Instagram Grupo de WhatsApp

Continuar lendo

Cotidiano

Oficina mecânica pega fogo no Faisqueira e ao menos 13 carros são destruídos

Publicado

no dia

Bombeiros controlam incêndio na oficina mecânica | Imagem: reprodução de redes sociais

Uma oficina mecânica pegou fogo na manhã deste domingo, 25, no bairro Faisqueira, em Pouso Alegre (MG). As chamas atingiram a parte inferior do prédio, que tem dois pisos.

Pelo menos 13 carros foram consumidos pelo fogo, mas ninguém se feriu, já que no momento do incêndio não haveria pessoas no local.

Duas equipes do Corpo de Bombeiros seguiram para o local e conseguiram controlar as chamas, mas o estrago já estava feito.

Ainda não há informações sobre o que teria provocado o incêndio. A perícia da Polícia Civil vai colher dados no local para tentar determinar as causas.

Funcionários da oficina afirmaram que ela possui seguro, o que pode amenizar os prejuízos materiais causados pelo incêndio.

A oficina fica em uma região que abriga galpões e distribuidoras, no início do bairro Faisqueira. Assim que a notícia se espalhou pelas redes sociais, proprietários que haviam deixado seus veículos na oficina, se dirigiram ao local para conferir a situação.

 


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais: Facebook | Youtube | Instagram Grupo de WhatsApp

Continuar lendo

Mais lidas