® 2021 Rede Moinho 24 • Notícias de Pouso Alegre e região •

Cotidiano

Conheça os 21 criminosos mais procurados de Minas Gerais

Publicado

no dia

Entre os criminosos estão fugitivos procurados pela prática reiterada de crimes graves como homicídios, roubo e tráfico de drogas, além de membros de organizações criminosas responsáveis por explodir bancos e sitiar cidades em Minas. Informações sobre o paradeiro dos foragidos podem ser repassadas pelo 181

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais divulgou nesta quinta-feira, 22, a lista atualizada dos criminosos mais procurados do estado. Nela, estão relacionados 21 foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto por crimes graves.

A ideia é promover sua ampla divulgação para que a sociedade possa ajudar as autoridades na captura de criminosos de alta periculosidade, por meio do Disque Denúncia, no 181.

De acordo com o governo de Minas, os alvos da edição atual do programa foram escolhidos por todas as instituições de segurança pública, que levaram em conta a prática reiterada de crimes graves como homicídio, roubo e tráfico de drogas.

Parte dos indivíduos listados também possui relação com explosões de caixas eletrônicos no estado, além de assaltos armados a bancos, prática que ficou conhecida como ‘Novo Cangaço’, pela semelhança com a pilhagem e banditismo que marcaram o sertão nordestino entre os séculos XVIII e meados do século XX.

O “Procura-se” é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e tem a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Ministério Público do Estado.

Colaboração da sociedade

O secretário de Justiça e Segurança Pública em Minas, Rogério Greco, destacou o papel fundamental das denúncias anônimas para captura desses indivíduos.

“A partir do momento em que a campanha é lançada, todas as forças estão unidas para buscá-los. A colaboração da sociedade é muito importante. Precisamos que todos se unam e denunciem o paradeiro desses alvos no 181. Uma vez que as fotos são divulgadas, eles vão perder a tranquilidade. Não vão mais se sentir seguros aqui em Minas”, garante.

Confira a lista abaixo ou acesse a página oficial do ‘Procura-se’:

Dalmo Gomes dos Santos

REBELDE, NATUREZA, TRUTA OU PANTERA
Idade: 39 Anos
HOMICÍDIO, EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO
“Natural de Contagem (MG), é um dos líderes do tráfico de drogas na Grande BH, com atuação violenta. Possui ligação com o PCC e com narcotraficantes paraguaios. É possível que esteja foragido no exterior e que tenha realizado cirurgias plásticas para mudar a fisionomia.”

Márcio Carmo Pimentel
IAN, YAN, BRANCO OU GORDO
Idade: 41 Anos
SEQUESTRO E CÁRCERE PRIVADO, LATROCÍNIO, ROUBO E ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA
“De Ipatinga, na região do Vale do Aço, atua na modalidade criminosa do novo cangaço, participando de ataques violentos a bancos, carros-fortes e transportadoras de valores. É considerado um dos mais perigosos assaltantes do Brasil, conhecido como “Rei do Cangaço”. Possui, pelo menos, 13 mandados de prisão em aberto nos estados de Goiás, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais.”

Joaquim Daniel da Conceição Magalhães

PAULISTA
Idade: 30 Anos
HOMICÍDIO
“É natural de Brasília de Minas, no Norte do Estado, e possui envolvimento com o tráfico de drogas em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Tem ligação ainda com narcotraficantes do Morro do Alemão, na capital do Rio de Janeiro.”


Fábio Antônio Galego
GORDO, PAULISTA OU TUFÃO
Idade: 44 Anos
EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO
“Paulistano, Fábio Antônio Gallego é procurado por extorsão mediante sequestro, além de ser suspeito de envolvimento com o tráfico interestadual de drogas. Há indícios de que ele teria pago valores altos para ser resgatado da Penitenciária de Contagem I – Nelson Hungria, em 2014.”

Jonathan Henrique de Assis Teixeira
COSTELA, JON OU JOW
Idade: 29 Anos
TRÁFICO DE DROGAS, HOMICÍDIO
“Nascido em Contagem, na Grande BH, é ligado à organização criminosa “Gangue do Baiano” e possui envolvimento com o tráfico de drogas na capital mineira. Também há suspeita de que ele tenha ligação com o novo cangaço, atuando em ataques violentos a bancos, carros-fortes e transportadoras de valores.”

Joldean Lopes de Oliveira
NEGO
Idade: 33 Anos
PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO
“Maranhense de Estreito, atua na modalidade criminosa do novo cangaço em ataques violentos a bancos, carros-fortes e transportadoras de valores. Possui atuação nos estados do Pará, Tocantins, Goiás, Maranhão e Minas Gerais.”

Diogo Gomes Zacarias
Idade: 27 Anos
ROUBO
“Paulistano, é um dos responsáveis pela modalidade criminosa do novo cangaço na região de Montes Claros, atuando em roubo a bancos, carros-fortes e transportadoras de valores, mediante o uso de armamento pesado e explosivos.”

Alvair dos Santos Oliveira
Idade: 38 Anos
TRÁFICO DE DROGAS
“Integrante de quadrilha de assalto a bancos com atuação nos municípios de Janaúba, no Norte de Minas, e em Salto, no interior de São Paulo. Participou de ação de explosão com disparos de armas longas de grosso calibre em Riacho dos Machados, também na região do Norte de Minas.”

Varni Clévio Queiroz Souza
VARNIN, VARLIN OU VARLINHO
Idade: 33 Anos
TRÁFICO DE DROGAS
“Natural de Lagoa dos Patos, no Norte de Minas, é apontado como um dos líderes do tráfico de drogas nos municípios de Pirapora, também no Norte do Estado, e Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba.”

Osmar Celestino dos Santos
Idade: 41 Anos
HOMICÍDIO
“Nascido em Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, é autor de feminicídio tentado em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira. Osmar já possuía antecedentes de agressão e ameaça à mulher e histórico de descumprimento da medida restritiva de aproximação da vítima. Ameaçou o juiz que lhe impôs a medida. Fugiu do local em que tentou matar a ex-esposa abandonando revólver e faca.”

Rafael Carlos da Silva Ferreira
PARAÍBA
Idade: 30 Anos
TRÁFICO DE DROGAS
“Natural de Belo Horizonte, é chefe de organização criminosa atuante no tráfico de drogas no Aglomerado Cabana do Pai Tomás, na capital mineira. Há indícios de ação também em outros estados do Brasil. Possui três mandados de prisão em aberto.”

Roger da Silva Galdino
DENTÃO
Idade: 34 Anos
TRÁFICO DE DROGAS
“Belorizontino, atua como chefe de organização criminosa no Aglomerado da Serra, em BH. Há informações de que distribua drogas na capital mineira e na região metropolitana. Procurado também por homicídio, possui dois mandados de prisão em seu desfavor.”

Clébio Pereira Rosa
CLEBIM, BIM
Idade: 42 Anos
TRÁFICO DE DROGAS
“Natural de Belo Horizonte, é chefe de organização criminosa no Aglomerado da Serra, também na capital mineira. Autor de homicídio, possui dois mandados de prisão em aberto.”

Marcos Cardoso Santana
GORDO
Idade: 31 Anos
HOMICÍDIO
“Nascido na capital mineira, tem atuação como chefe de organização criminosa do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. É procurado também por homicídio, apresentando três mandados de prisão em aberto.”

Françoar Correia dos Santos
GORDO
Idade: 31 Anos
TRÁFICO DE DROGAS
“Belorizontino, lidera organização criminosa atuante no tráfico de drogas na Vila Itaipú e no Aglomerado do Borel, na capital mineira. Também é autor de homicídio.”

Julio Cesar de Jesus Silva
MELEQUINHA
Idade: 34 Anos
TRÁFICO DE DROGAS, HOMICÍDIO
“Nascido em BH, é chefe de organização criminosa com atuação no tráfico de drogas do Aglomerado Madre Gertrudes, na capital mineira. Também é autor de homicídio, tendo três mandados de prisão em seu nome.”

Bruno Vieira Januário da Silva
BRUNIN
Idade: 31 Anos
HOMICÍDIO
“Natural da capital mineira, é chefe de organização criminosa atuante com o tráfico de drogas do Aglomerado Palmital, em Santa Luzia, na região Central de Minas. Também é procurado pelo crime de homicídio.”

Marcos Paulo dos Santos Queiroz
PRETO
Idade: 35 Anos
TRÁFICO DE DROGAS
“Belorizontino, é conhecido homicida na Vila Itaipú e no Aglomerado do Borel, situados na capital mineira. Atua ainda como gerente do tráfico de drogas nessas regiões.”

Dionathan da Cruz Silva
Idade: 32 Anos
HOMICÍDIO, ROUBO
“Natural de Mutum, na região do Rio Doce, tem atuação criminosa principalmente na cidade natal, Conceição de Ipanema, também na macrorregião do Rio Doce, em Lajinha e em Chalé, na Zona da Mata. Executa serviços de “pistoleiro”, sendo autor de diversos homicídios por Minas Gerais e outros estados. Possui 14 mandados de prisão em seu desfavor.”

Lucas Menezes da Cruz
Idade: 35 Anos
HOMICÍDIO
“Nascido em Mutum, na macrorregião do Rio Doce, é procurado pelos crimes de roubo e homicídio. Possui atuação como “pistoleiro” na cidade natal, Conceição de Ipanema, na mesma região de Minas, e em Chalé, na Zona da Mata. Há indícios de ações em outros estados do Brasil.”

Emanuel Monteiro Caires
NINO
Idade: 35 Anos
HOMICÍDIO
“Natural de Almenara, na região do Jequitinhonha e Mucuri, assassinou com 35 facadas a professora de 39 anos com quem mantinha um relacionamento amoroso. Na ocasião, matou também a filha da vítima, de apenas seis anos, cortando o seu pescoço. Os crimes aconteceram em Betim, na Grande BH.”

Cotidiano

Radialista e ex-candidato a prefeito por Pouso Alegre morre por complicações da Covid-19

Publicado

no dia

Faleceu nesta quarta, 12, em Pouso Alegre, aos 54 anos, o radialista e servidor público Eduardo Ferreira Pinto, o Eduardo da Rádio.

Ele estava internado no Hospital das Clínicas Samuel Libânio e não resistiu às complicações da Covid-19, doença que já vitimou mais de 300 pouso-alegrenses.

Eduardo ficou ainda mais conhecido na cidade no ano passado, quando chegou a formalizar sua candidatura a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores, mas acabou renunciando após ter seu nome impugnado pelo Ministério Público.

Natural de Varginha, o radialista foi servidor público municipal de carreira na prefeitura de Pouso Alegre. No rádio, teve passagem por emissoras de Poços de Caldas, Varginha. Em Pouso Alegre, onde passou a maior parte de sua vida, trabalho em emissoras como a Clube e a Band FM.

Por se tratar de óbito relacionado à Covid-19, não haverá velório.

Continuar lendo

Cotidiano

Operação Dínamo prende 15 por tráfico e associação para o crime em Itajubá

Publicado

no dia

Uma grande operação policial prendeu 15 pessoas investigadas por tráfico, associação para o crime, ocupação irregular de imóveis e uso clandestino de serviços e fornecimento de água e luz em Itajubá, no Sul de Minas Gerais.

Denominada ‘Operação Dínamo’, a ação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (12/5) e contou com a participação das polícias Civil, Militar e Penal de Minas Gerais, Ministério Público e Guarda Municipal de Itajubá.

Ao todo, 250 policiais e guardas municipais cumpriram 31 mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão contra um foragido. Outras 14 prisões e apreensões em flagrante também foram executadas.

Os trabalhos também contaram com o apoio de cães farejadores e uma aeronave, além de uma retroescavadeira que demoliu as construções precárias e irregulares no interior do condomínio Novo Horizonte.

De acordo com a Polícia Civil, a operação resultou de mais de três meses de investigações e levantamentos de informações.

Até o momento, foram apreendidos cerca de 30 quilos de drogas, entre maconha, skank, crack e cocaína, pássaros criados ilegalmente, cerca de R$ 50 mil em dinheiro e cheques, um simulacro de arma de fogo e 12 aparelhos celulares que serão usados para as investigações.

 

Continuar lendo

Cotidiano

Apreendido adolescente que participou de assalto a loja em que família foi feita refém

Publicado

no dia

Adolescente indicou a participação de outros dois homens no assalto a uma loja de Borda da Mata. Proprietário, sua esposa e filha pequena foram feitos reféns durante a ação e ameaçados de morte

Foi apreendido em Pouso Alegre um adolescente de 16 anos que confessou ter participado do assalto a uma loja de Borda da Mata na tarde de ontem, 11. Ele e um outro homem, este armado, invadiram o estabelecimento e fizeram o proprietário, sua esposa e filha pequena reféns, enquanto subtraíam itens do local.

A dupla amarrou o dono da loja e ameaçou matar a família durante o assalto. Eles ainda reclamaram do choro da criança, que estava no colo da mãe.

De acordo com a PM, os assaltantes levaram celulares, frascos de perfumes e bebida alcoólica do estabelecimento. Eles teriam deixado o local andando em direção à Avenida João Olivo Megale, onde teriam embarcado em Uno e fugido em direção desconhecida.

Assalto teve participação de três pessoas

Ao ser apreendido pela polícia, o adolescente indicou outros dois homens que teriam participado do assalto. A polícia afirma já ter a identidade da dupla. As investigações ficarão a cargo da Polícia Civil a partir de agora.

Assaltantes ameaçam matar a família

Imagens captadas pelas câmeras de segurança, registraram as ameaças. “Não tem dinheiro não? Não tem? É certeza?”, indaga o assaltante que está com a mochila na mão recolhendo eletrônicos da loja.

A mulher diz que não tem dinheiro ao que o assaltante que está armado ameaça: “Pra nóis centar o pau em vocês aqui é dois palitos. Nós mata oceis e some, nem polícia acha nóis”, diz o assaltante enquanto aponta a arma para o proprietário da loja.

O dono da loja, por sua vez, argumenta que os pertences da loja era tudo que ele tinha e pede que os assaltantes não machuquem sua família. Durante todo o assalto ele mantém um diálogo com os assaltantes, ressaltando que eles poderiam pegar o que quiser, contanto que não machucassem sua família.

Mesmo com a cooperação do proprietário da loja, a dupla manteve uma postura agressiva, com ameaças, em alguns momentos, chega a reclamar do choro da criança.

A certa altura, o homem que está armado recebe uma ligação e diz: “A gente está pegando aqui, pode ficar de boa”, indicando que eles recebiam suporte de um terceiro comparsa fora da loja, o que seria confirmado posteriormente pelo adolescente preso.

Continuar lendo

Mais lidas