Casal de idosos morre soterrado após casa ser atingida por deslizamento

Cotidiano

Casal de idosos morre soterrado após casa ser atingida por deslizamento

Publicado

no dia

Encosta desbarrancou e atingiu casa durante a madrugada em distrito da cidade de Caldas | Foto: Corpo de Bombeiros

Um casa no distrito de Santana de Caldas, no Sul de Minas Gerais, foi atingida pelo deslizamento de uma encosta na madrugada desta terça-feira, 10. Um casal de idosos que estava na residência acabou soterrado e morto.

Antônio Messias do Amaral, de 70 anos, e Maria de Lourdes Amaral, de 66, foram retirados dos escombros por populares. Suas mortes foram constatadas ainda no local por uma equipe do Samu e de uma ambulância de Santa Rita de Caldas acionadas para atender à ocorrência.

Na casa que fica no distrito de Santana de Caldas, ainda havia uma terceira pessoa, um jovem de 16 anos, neto do casal de idosos. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves.

Defesa Civil interdita local

A Defesa Civil esteve no local para avaliar a possibilidade de novos deslizamentos e mantém o entorno da residência interditado. O local do acidente também foi periciado pelos investigadores da Polícia Civil.

Os corpos dos idosos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Poços de Caldas e retornarão para serem sepultados no cemitério de Santana de Caldas.

Residência ficava à beira de uma encosta que deslizou durante a madrugada | Foto: CB


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Cotidiano

Jovem é baleado no peito próximo ao campo do Bangu, no São Geraldo

Publicado

no dia

Adolescente foi levado para o pronto-socorro do HCSL | Foto: arquivo/R24

Um jovem de 17 anos foi baleado na região do tórax, próximo ao campo do Bangu, no São Geraldo, na manhã desta quinta-feira, 23. Ele foi socorrido por pessoas que estavam próximas e levado para o pronto atendimento do bairro, de onde foi transferido para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Segundo relato da própria vítima, um homem em um carro seria o autor dos disparos. Apesar de ter sido atingido na região do peito, o adolescente não teve nenhum órgão vital comprometido e não correria risco de vida.

A Polícia Civil de Pouso Alegre emitiu um comunicado informando que apura a ocorrência como “tentativa de homicídio”. “A ocorrência encontra-se em andamento, portanto, não finalizada. Mais informações em momento oportuno”, diz trecho do comunicado.

Segundo relatos do próprio adolescente enquanto ele era socorrido, o caso estaria relacionado a uma disputa por ponto de tráfico de drogas. Até o momento, ninguém foi preso.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o grupo do R24


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Cotidiano

Após forte recuo, roubos e furtos voltaram a aumentar em Pouso Alegre desde 2021

Publicado

no dia

Câmeras de segurança registram série de roubos em Pouso Alegre | Imagem: montagem/reprodução

Apesar da sensação de que os crimes contra o patrimônio tiveram um salto nos últimos meses em Pouso Alegre (MG), o aumento dessas ocorrências vêm ocorrendo de forma constante desde 2021, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais (confira os índices abaixo).

Esse tipo de crime vinha apresentando queda entre os anos de 2017 e 2020, mas voltaram a aumentar ao final do primeiro ano da pandemia, quando foram adotadas as medidas de restrição mais duras para limitar a circulação do vírus da Covid-19.

Levantamento do R24 junto à secretaria de Segurança mostra que as ocorrências de furto, por exemplo, chegaram a acumular uma queda de 49% entre os anos de 2017 e 2020. Mas, após a fase mais rigorosa de restrições de circulação de pessoas, voltou a aumentar, com alta de 32% em 2021 e 11% em 2022. No acumulado, de 2020 a 2022, a ação criminosa teve alta de 47,2%.

No caso das ocorrências de roubo, que são subtrações praticadas com o emprego de grave ameaça ou violência, os índices também recuaram entre os anos de 2017 e 2020. No período, o recuo chegou a ser de 73%. Em 2021, porém, os roubos voltaram a ter alta de 9,6% e tiveram novo recuo de 4,9% em 2022.

Furtos em Pouso Alegre
Ano Nº de ocorrências Variação %
2015 275
2016 348 +26,55%
2017 230 -33,91%
2018 154 -33,04%
2019 118 -23,38%
2020 93 -21,19%
2021 102 +9,68%
2022 97 -4,90%

 

Roubos em Pouso Alegre
Ano Nº de ocorrências Variação %
2015 1.325
2016 1.325 0,00%
2017 1.265 -4,53%
2018 1.239 -2,06%
2019 1.045 -15,66%
2020 675 -35,41%
2021 894 +32,44%
2022 994 +11,19%

Mês de janeiro mostra estabilidade

Os únicos dados de furtos e roubos divulgados para 2023 são do mês de janeiro. Quando comparados com o mesmo período do ano passado, o que se verifica é uma certa estabilidade.

Em janeiro de 2023, foram registrados 83 furtos, contra 81 no mesmo mês de 2022. Já o número de roubos foi de 3 em janeiro deste ano e de 5 no mesmo período do ano passado.

O que dizem as autoridades

Vitrines quebradas e invasões a lojas, assaltos a mão armada em pequenos comércios, gente sendo furtada nas ruas do centro, em plena luz do dia. Cenas assim foram gravadas por câmeras de segurança nos últimos meses e tiveram grande repercução na mídia local.

Para o tenente coronel da Polícia Militar, Célio César dos Santos, esses casos específicos, “em determinados locais em vias pontuais”, teriam abalado a sensação de segurança da população. “Diante disso, nós estamos com esses locais mapeados, nós estamos fazendo um monitoramento desses indivíduos contumazes e à noite nós estamos lançando mão de um efetivo suplementar para tentar melhorar essa percepção de segurança por parte da comunidade”, disse o militar ao G1.

Já o prefeito Cel. Dimas avalia que o município tem evoluído em ações que visam a segurança e tem uma estrutura capaz de dar uma resposta rápida à população.

“A Prefeitura de Pouso Alegre iluminou a cidade 100% LED, isso facilita muito a ação da polícia para identificar assaltantes, identificar pessoas que vão praticar crimes. (…) Nós temos 16 câmeras do “Olho Vivo”, nós temos 40 funcionários da prefeitura municipal que trabalham em diversos órgãos aqui do município, inclusive na polícia militar e civil, então esse conjunto de esforços, há esse momento de comoção social pela prática dos crimes, mas eu acredito que a resposta tanto da polícia militar, quando da polícia civil, será rápida”, analisou o político também para o G1.

O aparente aumento da criminalidade tem mobilizado os principais grupos de poder e da organização civil na cidade. A direção da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, a Acipa, pediu um encontro com as autoridades de segurança e da administração municipal.

Na Câmara Municipal, os vereadores discutem a criação de uma Comissão Permanente de Segurança Pública e avisaram que convocarão uma audiência pública para discutir o tema.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o grupo do R24


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Cotidiano

Saiba como ajudar crianças, adolescentes e idosos com parte do seu imposto de renda

Publicado

no dia

Imagem: divulgação/Ascom-PMPA

A declaração anual do Imposto de Renda (IR) teve início no dia 15 de março. Em 2023, o prazo de entrega vai até 31 de maio. A data também é limite para os contribuintes que desejarem destinar parte do valor para as instituições sociais que apoiam crianças, adolescentes e pessoas idosas.

“Um número alto de pessoas precisam fazer a declaração do imposto de renda e muitos não sabem que podem destinar parte do valor para projetos da nossa própria cidade. Essa destinação não gera nenhum custo a mais e o contribuinte pode determinar 3% para o Fundo do Idoso (FID) e 3% para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA)”, explica a secretária Municipal de Políticas Sociais, Marcela Reis Severino do Nascimento.

De acordo com ela, os valores arrecadados aos fundos municipais serão destinados a projetos apresentados pelas associações cadastradas nos Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), por meio de parceria regulamentada pela legislação vigente.

Como em anos anteriores, a Prefeitura de Pouso Alegre e a Câmara Municipal estão fazendo uma campanha maciça para informar a população local sobre a possibilidade prevista em lei. A mobilização institucional leva o nome de ‘Imposto do Bem’ e conta com conteúdos publicitários e divulgação em veículos de comunicação da cidade.

Confira o passo a passo para destinar parte do IR às instituições:

  • No programa da Receita Federal, selecione Doações Diretamente na Declaração – ECA” e clique em ‘”Novo”:
  • Clique na opção Estado e Município; selecione “Pouso Alegre” e confirme o CNPJ do CMDCA – 19.544.079/0001-40 ou do CMDPI – 39.575.851/0001-06;
  • Verifique o “Valor Disponível para Destinação” e insira o valor de sua doação para o campo “Valor”. Clique em “OK*:
  • Você pode destinar até 6% do imposto devido, sendo 3% para cada fundo;
  • Após registrar a destinação, vá para a aba “Imprimir”, selecione “DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Clique duas vezes no item que aparecer na tela, imprima a DARF e efetue o pagamento até o vencimento.

 

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o grupo do R24


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Mais lidas