Casa com oito pessoas é atingida por alagamento na zona rural de Espírito S. do Dourado

Cotidiano

Casa com oito pessoas é atingida por alagamento na zona rural de Espírito S. do Dourado

Publicado

no dia

Bombeiros atuam em resgates a vítimas de enchentes em Pouso Alegre e região Foto: Corpo de Bombeiros

Aos poucos, os danos provocados pelas chuvas das últimas horas se avolumam na região. Em Espírito Santo do Dourado, a 25 quilômetros de Pouso Alegre, uma casa na zona rural que abrigava uma família de oitos pessoas foi totalmente alagada.

Dentre os moradores, havia duas idosas, uma delas com mobilidade reduzida. Elas precisaram da ajuda do Corpo de Bombeiros para deixar o local.

Os demais integrantes da família conseguiram deixar a casa sozinhos. Eles se deslocaram por meios próprios para uma segunda moradia em Pouso Alegre.

Ao retornar do resgate, bombeiros socorrem motorista ilhado na BR-459

O resgate em Espírito Santo Dourado foi o primeiro de um dia que vem sendo agitado para os militares do Corpo de Bombeiros lotados em Pouso Alegre. Ao retornarem da ocorrência, na altura da BR-459, eles precisaram socorrer um motorista que estava ilhado na rodovia.

A ocorrência, aliás, serve de alerta para motoristas que trafegam entre Pouso Alegre e Congonhal, já que diversos pontos da BR-459 são trechos potencialmente alagáveis.


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Cotidiano

Homem procurado por estupro de vulnerável é preso em Pouso Alegre

Publicado

no dia

Delegacia de Polícia Civil de Pouso Alegre | Imagem: arquivo/R24

Foi preso nesta quinta-feira, 23, em Pouso Alegre (MG), um homem de 55 anos, que era procurado, desde 2018, pela Justiça de São Paulo por estupro de vulnerável.

Antônio Marcos Moreira foi preso no bairro Faisqueira, na casa de sua atual companheira. A prisão foi feita pelas equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, com apoio da Delegacia Regional de Pouso Alegre e do 3º DP de Itanhaem, local onde teriam ocorrido os abusos.

O caso

A denúncia contra Antônio Marcos Moreira foi feita por sua ex-companheira e sua filha, em 2018, em Itanhaem, no interior de São Paulo, mas os abusos teriam ocorrido cerca de quatro anos antes, quando a menina tinha 11 anos, e teriam perdurado por cerca de dois anos.

Segundo a vítima, Antônio Marcos ia até sua cama quando retornava do trabalho, de madrugada, e tocava seus seios e partes íntimas sobre a roupa que ela vestia. Ainda de acordo com o relato da vítima, ele dizia a ela que daria tudo que ela pedisse, caso a menina ‘colaborasse’.

Os abusos teriam cessado quando a jovem começou a namorar um menino. Mas o caso só viria à tona em 2018, quando a mãe da menina se separou de Antônio Marcos em meio a intensos conflitos entre ele e a vítima.

Após o divórcio, a mãe da menina procurou o Conselho Tutelar em busca de ajuda para lidar com a filha cujo comportamento classificava como rebelde. A partir daí, a jovem passou a ter sessões com um psicólogo, o que a motivou a contar sua história. O caso causou grande repercussão na comunidade local.

Homem vai aguardar transferência

Após a prisão, Antônio Marcos Moreira foi encaminhado para o presídio de Pouso Alegre, mas ele não deve permanecer ali. Em breve, ele será transferido para um presídio do estado de São Paulo, onde aguardará o desenrolar do caso na Justiça.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o grupo do R24


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Cotidiano

Jovem é baleado no peito próximo ao campo do Bangu, no São Geraldo

Publicado

no dia

Adolescente foi levado para o pronto-socorro do HCSL | Foto: arquivo/R24

Um jovem de 17 anos foi baleado na região do tórax, próximo ao campo do Bangu, no São Geraldo, na manhã desta quinta-feira, 23. Ele foi socorrido por pessoas que estavam próximas e levado para o pronto atendimento do bairro, de onde foi transferido para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Segundo relato da própria vítima, um homem em um carro seria o autor dos disparos. Apesar de ter sido atingido na região do peito, o adolescente não teve nenhum órgão vital comprometido e não correria risco de vida.

A Polícia Civil de Pouso Alegre emitiu um comunicado informando que apura a ocorrência como “tentativa de homicídio”. “A ocorrência encontra-se em andamento, portanto, não finalizada. Mais informações em momento oportuno”, diz trecho do comunicado.

Segundo relatos do próprio adolescente enquanto ele era socorrido, o caso estaria relacionado a uma disputa por ponto de tráfico de drogas. Até o momento, ninguém foi preso.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o grupo do R24


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Cotidiano

Após forte recuo, roubos e furtos voltaram a aumentar em Pouso Alegre desde 2021

Publicado

no dia

Câmeras de segurança registram série de roubos em Pouso Alegre | Imagem: montagem/reprodução

Apesar da sensação de que os crimes contra o patrimônio tiveram um salto nos últimos meses em Pouso Alegre (MG), o aumento dessas ocorrências vêm ocorrendo de forma constante desde 2021, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais (confira os índices abaixo).

Esse tipo de crime vinha apresentando queda entre os anos de 2017 e 2020, mas voltaram a aumentar ao final do primeiro ano da pandemia, quando foram adotadas as medidas de restrição mais duras para limitar a circulação do vírus da Covid-19.

Levantamento do R24 junto à secretaria de Segurança mostra que as ocorrências de furto, por exemplo, chegaram a acumular uma queda de 49% entre os anos de 2017 e 2020. Mas, após a fase mais rigorosa de restrições de circulação de pessoas, voltou a aumentar, com alta de 32% em 2021 e 11% em 2022. No acumulado, de 2020 a 2022, a ação criminosa teve alta de 47,2%.

No caso das ocorrências de roubo, que são subtrações praticadas com o emprego de grave ameaça ou violência, os índices também recuaram entre os anos de 2017 e 2020. No período, o recuo chegou a ser de 73%. Em 2021, porém, os roubos voltaram a ter alta de 9,6% e tiveram novo recuo de 4,9% em 2022.

Furtos em Pouso Alegre
Ano Nº de ocorrências Variação %
2015 275
2016 348 +26,55%
2017 230 -33,91%
2018 154 -33,04%
2019 118 -23,38%
2020 93 -21,19%
2021 102 +9,68%
2022 97 -4,90%

 

Roubos em Pouso Alegre
Ano Nº de ocorrências Variação %
2015 1.325
2016 1.325 0,00%
2017 1.265 -4,53%
2018 1.239 -2,06%
2019 1.045 -15,66%
2020 675 -35,41%
2021 894 +32,44%
2022 994 +11,19%

Mês de janeiro mostra estabilidade

Os únicos dados de furtos e roubos divulgados para 2023 são do mês de janeiro. Quando comparados com o mesmo período do ano passado, o que se verifica é uma certa estabilidade.

Em janeiro de 2023, foram registrados 83 furtos, contra 81 no mesmo mês de 2022. Já o número de roubos foi de 3 em janeiro deste ano e de 5 no mesmo período do ano passado.

O que dizem as autoridades

Vitrines quebradas e invasões a lojas, assaltos a mão armada em pequenos comércios, gente sendo furtada nas ruas do centro, em plena luz do dia. Cenas assim foram gravadas por câmeras de segurança nos últimos meses e tiveram grande repercução na mídia local.

Para o tenente coronel da Polícia Militar, Célio César dos Santos, esses casos específicos, “em determinados locais em vias pontuais”, teriam abalado a sensação de segurança da população. “Diante disso, nós estamos com esses locais mapeados, nós estamos fazendo um monitoramento desses indivíduos contumazes e à noite nós estamos lançando mão de um efetivo suplementar para tentar melhorar essa percepção de segurança por parte da comunidade”, disse o militar ao G1.

Já o prefeito Cel. Dimas avalia que o município tem evoluído em ações que visam a segurança e tem uma estrutura capaz de dar uma resposta rápida à população.

“A Prefeitura de Pouso Alegre iluminou a cidade 100% LED, isso facilita muito a ação da polícia para identificar assaltantes, identificar pessoas que vão praticar crimes. (…) Nós temos 16 câmeras do “Olho Vivo”, nós temos 40 funcionários da prefeitura municipal que trabalham em diversos órgãos aqui do município, inclusive na polícia militar e civil, então esse conjunto de esforços, há esse momento de comoção social pela prática dos crimes, mas eu acredito que a resposta tanto da polícia militar, quando da polícia civil, será rápida”, analisou o político também para o G1.

O aparente aumento da criminalidade tem mobilizado os principais grupos de poder e da organização civil na cidade. A direção da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, a Acipa, pediu um encontro com as autoridades de segurança e da administração municipal.

Na Câmara Municipal, os vereadores discutem a criação de uma Comissão Permanente de Segurança Pública e avisaram que convocarão uma audiência pública para discutir o tema.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? Acesse o grupo do R24


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Mais lidas