Uma câmera de monitoramento do clima captou um meteoro nos céus de Pouso Alegre na madrugada de domingo, 21. O fenômeno foi captado em pelo menos 10 cidades de Minas Gerais e São Paulo pelas redes de monitoramento da startup Clima ao Vivo e do Bramon – Brazilian Meteor Observatory.
Além de Pouso Alegre, no Sul de Minas, o meteoro também foi registrado por câmera instalada em Itajubá.
Tal qual ocorreu, o fenômenos é chamado pelos cientistas de Fireball (bola de fogo), quando o meteoro, que geralmente são partículas de poeira que se desprenderam de corpos celestes maiores, entra na atmosfera terrestre e ‘queima’, superaquecido pelo atrito com os gases, deixando um rastro de luz e calor. Daí ser chamado popularmente de ‘estrela cadente’.
Meteoro surgiu a oeste do município de Itanhadu
Cálculos da Bramon sugerem que o meteoro surgiu a 70,3 km de altitude, a oeste do município de Itanhandu (MG). Dali, ele teria seguido na direção sudeste. A velocidade média estimada é de 49,9 mil km/h, cruzando o leste do Estado de São Paulo, até desaparecer a cerca de 34,4 km de altitude sobre a baía da Ilha Grande, no litoral do Rio de Janeiro.
“Seu clarão durou 8,33 segundos, o que é relativamente demorado para um meteoro, que normalmente não dura mais de 1 segundo”, explicou ao Tilt o diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita.
“O impacto com a atmosfera nessa velocidade aquece e ioniza os gases ao redor do meteoroide, formando uma bolha de plasma e iniciando um processo conhecido como ‘ablação atmosférica’. Isso atinge alguns milhares de graus, o que rapidamente vaporiza as camadas mais externas e, na maioria das vezes, acaba consumindo toda a rocha espacial”, prosseguiu o diretor.
Câmera de monitoramento instalada em Pouso Alegre
As imagens em Pouso Alegre foram captadas por uma câmera recém-fixada pela startup Clima ao Vivo sobre o Hotel Fernandão. O dispositivo está voltado para o entroncamento entre a Fernão Dias e a BR-459.
A câmera capta imagens em tempo real e as transmite para acesso público e gratuito (Acesse aqui). O projeto já cobre cerca de 150 cidades brasileiras.
