® 2021 Rede Moinho 24 • Notícias de Pouso Alegre e região •

Brasil

Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado

Publicado

no dia

Pacheco durante a votação para a presidência do Senado | Foto: Agência Senado

Político mineiro derrotou Simone Tebet (MDB-MS) somando apoio do Planalto e da oposição

O senador por Minas Gerais Rodrigo Pacheco (DEM) é o novo presidente do Senado Federal. Ele passa a comandar a Casa depois de derrotar Simone Tebet (MDB-MS) numa disputa em que conseguiu reunir os apoios do Palácio do Planalto e da oposição. Costura que se tornou possível graças ao apoio de David Alcolumbre (DEM-AP), atual presidente do Senado.

Pacheco obteve 57 votos contra 21 de Tebet, se elegendo no primeiro turno. A a ampla coalizão formada pelo democrata fez com que ele confirmasse seu favoritismo.

O senador se elegeu pregando a independência do Senado e projetou um tripé que lhe serviria de base, a saber: saúde pública, desenvolvimento social e crescimento econômico”.

Pacheco é o 8º político mineiro a comandar o Senado Federal. Ao assumir o comando da Casa, ele quebra um jejum de 44 anos, desde que, entre 1975 e 1976, Magalhães Pinto comandou a alta câmara do Congresso Nacional.

Senador nasceu em Porto Velho, mas foi criado em Minas

Rodrigo Paceco foi criado na cidade de Passos (MG), mas nasceu em Porto Velho (RO). Ainda jovem, se mudou para Belo Horizonte, onde cursou direito. Como advogado, se especializou na área criminal.

A caminhada até ao Senado passou por uma eleição para deputado em 2014 e uma tentativa frustrada de se eleger prefeito de Belo Horizonte em 2016.

De perfil discreto, bom articulador e de trânsito fácil noa bastidores é tido como uma das promessas da centro-direita na política mineira. Nos últimos anos, tem sido cogitado para concorrer ao governo de Minas, tarefa para a qual contaria com o apoio de Anastasia e outros caciques mineiros.

Brasil

Siga ao vivo: ex-ministro Nelson Teich depõe na CPI da pandemia

Publicado

no dia

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia ouve o ex-ministro da Saúde Nelson Teich. Ele é o segundo convocado a depor na CPI.

Continuar lendo

Brasil

Siga ao vivo: ex-ministro Mandetta é ouvido na CPI da Pandemia

Publicado

no dia

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia ouve o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Ele é o primeiro convocado a depor na CPI.

Continuar lendo

Brasil

Siga ao vivo: Senado instala CPI da Covid

Publicado

no dia

Reunião no Senado Federal marca a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia. Serão eleitos o presidente e o vice-presidente da CPI. O relator da comissão também deve ser escolhido.

Continuar lendo

Mais lidas